A Mitsubishi Motors, como já fizeram outras grandes montadoras do Japão, vai reduzir a produção local e cortar funcionários numa tentativa de lidar com os efeitos da crise global, jornais locais noticiaram neste sábado.
A quarta maior montadora japonesa planeja diminuir sua produção no ano fiscal que termina em março de 2009 em cerca de 120 mil veículos. No final de outubro, a Mitsubishi já havia revisado para baixo sua estimativa de vendas para o ano em 81 mil unidades, para 1,228 milhão de veículos.
Com o corte na produção, a Mitsubishi deverá abrir mão de mil funcionários temporários - de um total de 3,35 mil - em suas cinco fábricas no Japão.
Outras montadoras japonesas anunciaram planos de reestruturação na semana que passou.
A líder do mercado, Toyota Motor, afirmou planejar cortar seu contingente de funcionários temporários pela metade, para 3 mil, até março.
Honda Motor, a segunda maior do Japão, cortou sua meta de produção para o ano fiscal em 79 mil veículos, para 1,278 milhão de unidades.
Mazda Motor, a quinta maior, anunciou planos de fechar 1,3 mil vagas temporárias, enquanto a Nissan, a número 3, decidiu reduzir a produção e eliminar 3,5 mil empregos no mundo inteiro. As informações são da Dow Jones.