A gigante siderúrgica Mittal Steel anunciou ontem que deve gastar até US$ 3,26 bilhões para adquirir as ações minoritárias da divisão da Arcelor no Brasil. As negociações de ações da Arcelor foram suspensas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) à espera da oferta.
A decisão da Mittal atende a determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do dia 1.º de agosto, de realizar uma oferta pública de compra das ações dos minoritários da Arcelor Brasil. A Mittal fica obrigada a pagar aos acionistas minoritários da siderúrgica européia no Brasil o mesmo valor que pagou pelas ações de controle. Trata-se do princípio do "tag along", previsto na Lei das Sociedades Anônimas, pelo qual o mesmo direito do controlador se estende aos minoritários.
A Arcelor Mittal, grupo resultante da fusão entre a Mittal Steel, do magnata indiano Lakshmi Mittal, e a européia Arcelor, é hoje a maior empresa de siderurgia do mundo, com cerca de 320 mil funcionários e produção anual de 116 milhões de toneladas anuais.