É das teclas e das telas touchscreen de celulares, smartphones e tablets que está nascendo o que os profissionais da área promocional chamam de "nova onda" do setor. Um levantamento divulgado há poucos dias pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), com base em entrevistas com empresários de todo o país, mostra que 78% deles vem o marketing digital como a principal tendência para o setor nos próximos anos em especial o segmento mobile.
As ações em pontos de venda aparecem na sequência, citadas por 59% dos entrevistados. "Cada vez mais pessoas têm acesso à tecnologia e os preços de telefones e serviços estão caindo. Além disso, o comportamento dos consumidores mudou. Eles ficam mais tempo fora de casa. Isso fortalece o marketing promocional", diz o presidente da entidade no Paraná, André Dihl, que é diretor da Locus Marketing Promocional. "Por isso, a nova onda promocional está centrada em ações de relacionamento pela internet e pelos telefones, com destaque para as mídias sociais."
Entre os profissionais pesquisados, 73% deles dizem que usam as redes sociais para fazer ações promocionais e 82% revelam que esse tipo de atividade deve aumentar. Entre os 27% dos entrevistados que disseram não atuar em portais como Facebook, Orkut e Twitter, mais da metade deles confirma ter planos para fazer isso no futuro.
O diretor da Refinaria Ilimitada, Mário Nicolau, confirma a tendência e vai além. Para ele, qualquer tipo de publicidade via mobile deve ser promocional por natureza. "Pelo celular, você chega às pessoas de maneira muito direta. Por isso, a abordagem precisa ser muito pertinente e levar algum valor para o consumidor", diz.
Nicolau reconhece, no entanto, o que a maioria das empresas brasileiras ainda não sabe com fazer uso eficiente desse tipo de ação. "É um canal ainda incipiente. Mas não há dúvida de que o espaço está aí para ser ocupado. Quem souber fazer isso vai conquistar um enorme banco de clientes fiéis."
Planejamento
A pesquisa mostra, ainda, que o segmento promocional ganhou mais espaço no planejamento estratégico das empresas. De acordo com o levantamento, que as ações fazem parte do documento em 82% dos casos esse índice era de 71% em 2007, quando foi feita a primeira edição do estudo. Além disso, 68% dos entrevistados dizem que as verbas de marketing promocional vêm crescendo ao longo dos últimos anos, contra apenas 8% com opinião contrária. A média de crescimento, revela o estudo, é de 28%.
"Antigamente, a promoção era algo tático. Hoje, é parte da estratégia. Isso aconteceu porque o marketing promocional se profissionalizou, conquistou espaço", diz o presidente da Ampro-PR. "Há uma tendência não só no Brasil, mas como no mundo todo, de aumento de verbas para o segmento, como um complemento à publicidade tradicional."