Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mineração

Moçambique concede licença para Vale explorar carvão

Moçambique concedeu uma licença para a Companhia Vale do Rio Doce desenvolver os campos de carvão de Moatize, ao custo de 1,5 bilhão de dólares, informou a ministra de Recursos Minerais, Esperança Bias, na terça-feira.

"Em 2010 a mineração de carvão vai começar na área de Moatize", disse Bias. A região está localizada na província de Tete, no Noroeste do país.

Na quinta-feira, a Vale havia anunciado a aprovação do projeto pelo governo de Moçambique.

O projeto de Moatize pode ver o investimento da Vale elevado para até 2 bilhões de dólares, dos quais 170 milhões de dólares serão pagos por meio de caixa da própria empresa e o restante via bancos de investimentos.

A mina de Moatize, que sofreu grandes danos durante a guerra civil de Moçambique entre os anos de 1970 e 1980, é considerada um dos maiores depósitos não explorados do minério do hemisfério sul, com reservas de 2,5 bilhões de toneladas.

"No passado, Moçambique exportou apenas 1 milhão de toneladas de carvão, mas as primeiras exportações devem crescer para cerca de 8 milhões de toneladas por ano", disse Bias.

Moatize tem potencial estimado de produção de até 10 milhões de toneladas por ano. O contrato de concessão é válido por um período renovável de 25 anos e a construção das instalações da mina devem ser concluídas em 36 meses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros