Programação
As marcas paranaenses vão desfilar suas coleções de inverno entre os dias 22 e 26 de fevereiro, no Paraná Business Collection.
Desfiles
22/02
20 horas Jefferson Kulig
21 horas Lafort
23/02
19 horas Fabio Bartz
20 horas Lúcia Figueredo
21 horas Sinistra
24/02
19 horas Picnicdelefante
20 horas Basic
21 horas All Purpose
25/02
19 horas Raffer
20 horas Chita Brasil
21 horas Joyful
26/02
19h30 Entrega prêmio João Turin
21 horas Silmar Alves
Showroom
Quarenta e oito empresas já confirmaram presença no showroom de negócios, o dobro do número de participantes em 2009.
Prêmio
O Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda será entregue no último dia do evento e tem como objetivo estimular a pesquisa em temas da cultura paranaense e detectar novos talentos do mercado da moda no estado. Os treze finalistas deste ano são:
Acácio Mendes Pereira Neto, Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Cianorte
Carolina Toppan Rabello, TECPUC PR
Daisy Cristina Garbin, Centro Europeu
Elaine Gripp, UNIPAR/Cascavel
Huana da Costa Corrêa, Universidade Tuiuti do Paraná
Juliana Yumi Moriya, Senai/PR
Leticia Aparecida Nakayama, Universidade Estadual de Londrina
Maria Fernanda Wendhauser Barreto Lima/ Senai/PR
Remo Disconzi Filho, Universidade Estadual de Londrina
Quelem Vergeleti, Senai/PR
Rubia Dallarmi Nisgoski, Senai/PR
Timeni Andrade Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina
Willian Nassu, Senai/PR
Fonte: Organização.
Segundo maior empregador da indústria paranaense, o setor têxtil e do vestuário produz cerca de 150 milhões de peças ao ano, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Mas, apesar dos números surpreendentes e da colocação do estado entre os quatro principais polos de confecção do país, poucos consumidores sabem quando estão levando para seus guarda-roupas peças produzidas por marcas parananenses. O mesmo acontece com os lojistas locais que, muitas vezes, acabam preferindo fechar negócios em semanas de moda de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, ignorando o fato de que várias das peças vendidas por lá são fabricadas aqui mesmo.
"Precisamos mostrar que temos produtos bem feitos e bem acabados, em todos os segmentos. E que não perdem em termos de qualidade para nenhum outro lugar do país", defende o vice-coordenador do conselho setorial do vestuário da Fiep, Adilson Filipaki. Lojista e fabricante, Filipaki diz que ainda há uma certa restrição aos produtos locais dentro do estado, mas que aos poucos o consumo e o reconhecimento estão aumentando.
Nereide Michel, coordenadora do Paraná Business Collection (PBC), evento que acontece a partir de 22 de fevereiro em Curitiba, diz que é preciso olhar com otimismo para o que tem ocorrido nos últimos cinco anos. Um sinal de que as marcas locais estão ganhando espaço, diz Nereide, é a presença delas nos principais shoppings. "Os shoppings são uma referência importante. Hoje você encontra lojas em vários deles, como Pura Mania, Osmose e Lafort, por exemplo. O que não acontecia há alguns anos."
Selo
Os dois reconhecem que ainda há um grande espaço para ser conquistado. O próprio PBC foi criado com essa meta. E, neste ano, ganha um reforço. Nesta semana, junto com o lançamento da 4ª edição do evento, que ocorre entre 22 e 26 de fevereiro, foi lançado o selo "Eu Visto Paraná - Aqui tem moda paranaense".
Lançado em parceria com a Gazeta do Povo, o selo foi criado com o intuito de dar mais visibilidade ao setor e fazer com que os consumidores reconheçam que estão consumindo uma peça produzida no seu estado.
A ideia é colocar selos nas vitrines dos estabelecimentos que comercializam as roupas produzidas por empresas do estado. "Nós, mulheres, que somos as maiores consumidoras de moda, muitas vezes compramos sem saber se as roupas são daqui ou não", diz a presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Avani Slomp. "Parece que os paranaenses têm uma timidez até mesmo para falar sobre o que fazem de bom. O selo é um grande incentivador e motivador."
Para o coordenador do Paraná Business Collection, o produtor Paulo Martins, a "timidez" citada por Avani de fato existe, mas não é coerente com a excelente qualidade do que é produzido no estado. "Valorizar o que é daqui é o primeiro passo para que a moda paranaense seja reconhecida no cenário nacional. Precisamos fortalecer a identidade da moda que é produzida na nossa terra."
Além de dar maior visibilidade às marcas, o selo, assim como as edições do PBC, também contribuem para dar uma identidade à moda produzida no estado. Algo que, para Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae, um dos realizadores do evento, é de grande importância. "O selo e o PBC são a consolidação de um movimento que visa a tornar essa identidade palpável."
A designer e proprietária da marca de bolsas e acessórios Dhoti, Suellen Malgarezi, vai participar pela primeira vez do showroom do Paraná Bussines Collection. Ela vende seus produtos em lojas multimarcas dentro e fora do estado e aposta que o selo dará mais visibilidade para as marcas. "Uma iniciativa assim faz crescer o mercado e fornece credibilidade."
Evento
Doze grifes paranaenses participam da 4ª edição do Paraná Bussines Collection primeira para o lançamento das coleções outono-inverno. Os desfiles acontecem entre os dias 22 e 26 de fevereiro e, simultaneamente, 48 empresas participam de um showroom. No ano passado, foram fechados R$ 5 milhões em negócios.
Serviço:
O 4º Paraná Business Collection acontece de 22 a 26 de fevereiro no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra Cietep (Av. Comendador Franco, 1.341 Jardim Botânico). A entrada é restrita a pessoas credenciadas (empresários, lojistas, estudantes de moda, imprensa e convidados).
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