O Paraguai é o 3.º país mais pobre da América do Sul – só ganha da Bolívia e da Guiana nos critérios de renda per capita e índice de desenvolvimento humano (IDH). Nem sempre foi assim. Durante um breve período do século 19, o Paraguai chegou a ser a nação mais industrializada e próspera do continente sul-americano. Após a guerra contra Brasil, Argentina e Uruguai, entretanto, a história do país vizinho foi marcada por inúmeras tentativas frustradas de reerguer a economia. Disputas territoriais, instabilidade política, corrupção e a falta de um parque industrial contribuíram para minar esses esforços.

CARREGANDO :)

1537 – Exploradores espanhóis fundam Assunção.

1844-62 – Carlos Antonio López, "O Cidadão", institui grande reforma econômica, construindo estradas, canais e a primeira ferrovia da América do Sul.

Publicidade

1865-70 – O ditador Francisco Solano López envolve-se na Guerra do Paraguai contra Argentina, Brasil e Uruguai, com a intenção de obter uma saída para o mar. Devastado, o país perde um quarto do território.

1932-35 – A Guerra do Chaco, disputa territorial com a Bolívia, termina com vitória paraguaia.

1954 – Alfredo Stroessner assume o poder e dá início a uma ditadura de 35 anos.

1984 – A Hidrelétrica de Itaipu começa a operar.

1993 – Juan Carlos Wasmosy é eleito 1.º presidente civil em 50 anos.

Publicidade

2003 – Após uma sucessão de governos marcados pela corrupção, o presidente Nicanor Duarte inicia um plano de reformas econômicas, aproxima-se dos EUA e tem atritos com o Mercosul.