A montadora chinesa JAC anunciou nesta segunda-feira que investirá 600 milhões de dólares na construção de uma fábrica no Brasil. A unidade deverá ficar pronta em 2014 e terá capacidade de produzir 100 mil veículos por ano.
A JAC é comandada no Brasil pelo empresário Sergio Habib, o mesmo que trouxe a francesa Citroen para o Brasil na década dos anos 1990 e que atualmente também vende superesportivos de luxo como os da Aston Martin no país.
Habib, que investiu cerca de 380 milhões de reais no início das vendas da marca JAC no país, afirmou em entrevista à Reuters em março que a instalação de uma fábrica no Brasil só poderia ser discutida a partir do momento em que a montadora registrasse vendas de 100 mil carros por ano.
A JAC começou a vender no Brasil em março, com abertura simultânea de 46 concessionárias e expectativa de chegar a fatia de mercado de cerca de 3 por cento. Até junho, a marca acumula vendas de 8.565 automóveis, uma participação de 0,67 por cento, segundo a associação de concessionárias, Fenabrave.
O empreendimento de Habib é o segundo de uma marca chinesa no Brasil. A Chery lançou em 20 de julho obras para a construção de sua fábrica no país, em investimento de 400 milhões de dólares.
As vendas de veículos no Brasil seguem fortes no ano, acumulando alta de 10 por cento no primeiro semestre sobre o mesmo período de 2010, para o recorde de 1,74 milhão de unidades. O ritmo até junho é duas vezes maior que a expectativa da indústria, de crescimento de 5 por cento em 2011.
Além da JAC e da Chery, uma série de outras montadoras anunciaram novas fábricas e ampliações de suas estruturas produtivas no Brasil, um dos maiores mercados de automóveis do mundo.
Montadoras como a japonesa Suzuki e a sul-coreana Hyundai estão instalando suas primeiras unidades produtivas no país, enquanto marcas como a italiana Fiat e a norte-americana General Motors estão ampliando capacidade. Até o segmento de luxo avalia projetos de instalações no país, como a alemã BMW.