O tempo dos carros-conceitos (ou protótipos) que mais pareciam discos voadores acabou. Os interessados em modelos totalmente esquisitos e inovadores vão se decepcionar no Salão do Automóvel de Paris com os poucos modelos diferentes do usual.
Protótipos são carros projetados pela equipe de design das montadoras e produzidos em pequena escala (geralmente apenas uma unidade) para lançar um novo conceito a ser trabalhado no futuro.
Mas agora, pelo que está sendo visto em Paris, carro-conceito ou é sinônimo de carro ecológico ou representa a prévia de algum lançamento - ou seja, bem semelhante aos modelos que rodam nas ruas.
O Mini Crossover é o melhor exemplo dessa mudança de foco. De acordo com a Mini, empresa do grupo BMW, esse carro-conceito antecipa o futuro das linhas da marca, principalmente por ser o primeiro da linha com mais de quatro metros de largura, tração nas quatro rodas, quatro portas e quatro bancos individuais. A idéia é pegar carona na moda dos crossovers já apontado pelos executivos de diversas montadoras como a maior tendência nos Estados Unidos e conquistar um público novo, o que agrega valor à marca.
Se a reação do público for positiva, as chances de o Mini Crossover se tornar um carro comerciável é grande. O que também é interessante para o mercado brasileiro, já que a BMW começou a importar os modelos no Brasil.
Outro protótipo com jeitão "normal" é o híbrido Audi A1 Sportback. O design é quase o mesmo do estudo mostrado no Brasil no evento de 15 anos da marca no país. E esse chegará às ruas em breve. O lançamento está previsto para 2009, para concorrer com os modelos Smart Fortwo, BMW Mini e Alfa Romeo Mi.To. Segundo a Audi, há previsão para o carro ser vendido no Brasil em 2010.
Honda revela o seu híbrido
O Honda Insight é mais um híbrido que chegará ao mercado em 2009. Por enquanto conceito, o carro irá disputar o mercado com o Toyota Prius, que domina as vendas do segmento nos Estados Unidos.
Mercedes Fascination tem geladeira no porta-malas
Mesmo não sendo o Mercedes-Benz Fascination que será vendido em si, este carro-conceito é o que traz as futuras linhas da nova geração do Classe E. O curioso do carro são os faróis com LEDs e fibra ótica, a "modinha" lançada pela Audi com o R8 e o A4 e que também aparece no A1. Outra curiosidade é que o porta-malas traz uma geladeira.
Lamborghini Estoque aposta no requinte
No hall dos "eles existem, mas é quase impossível ter um" está o protótipo Lamborghini Estoque. O primeiro sedan esportivo de quatro portas da marca Sant'Agata, à semelhança de um coupê, provavelmente será produzido para disputar o restrito mercado com o Porsche Panamera. O carro vem equipado com motor central-dianteiro e tem capacidade para quatro pessoas. O Estoque tem 5,5 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 3,01 m de entreeixo e 1,35 m de altura.
Ondelios faz o estilo 'disco voador'
Mas entre tantos conceitos reais o salão não teria a mesma graça no que se refere a protótipos como o crossover de luxo Renault Ondelios. O modelo é híbrido (equipado com motores elétrico e a diesel) e as linhas são inspiradas em aviões. O que mais chama a atenção no modelo são as portas tipo borboleta e a grande área de vidro que, junto com os faróis com LED, reafirmam que tais tendências vieram para ficar.
O conceito possui três fileiras de assento, com seis verdadeiras poltronas individuais. Para comportar tanto conforto, o carro mede 4,8 metros de comprimento e 1,6 metro de altura. Segundo a Renault, aerodinâmica e espaço interno ideais para viajantes.