Se você acha que a vida anda conectada demais à internet, prepare-se que o novo capítulo dessa história tende a tornar o ambiente on-line ainda mais presente. Tanto a indústria da tecnologia quando a automobilística vêm apostando forte no carro como a nova fronteira da conectividade.
Já são conhecidos os aparelhos de som para carros que tocam músicas do celular via Bluetooth ou têm entrada para iPod. Mas o "carro conectado", que deve se consolidar nos próximos cinco anos, vai muito além.
São carros que permitem ao motorista interagir no Facebook ou Twitter por meio de comandos de voz. O automóvel conectado também é feito de navegadores de bordo que indicam restaurantes e mostram o melhor caminho para chegar lá. De aplicativos que mandam e-mail, SMS e fazem chamadas do seu celular. De painéis que exibem informações atualizadas de trânsito e meteorologia. De carros que funcionam como pontos de Wi-Fi para que passageiros possam estar online. Já existe até tecnologia que faz reparos a distância no software automotivo.
No início do ano, a revista Technology Review, publicação de tendências do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), cravou: "As indústrias automotivas e de transporte estão entrando na fase que verá a mais significativa inovação tecnológica desde a popularização dos automóveis pessoais há cem anos."
O vice-presidente da Ford Brasil, Rogelio Golfarb, não vê exagero na declaração. "Não há comparação entre os ritmos de inovação dos smartphones e dos carros, por mais que os automóveis tenham avançado em coisas como design e estabilidade. Hoje, toda essa inovação em tecnologia e comunicação está indo para o carro." A Ford é uma das empresas automobilísticas que saiu na frente. Foi a única montadora com estande próprio no Mobile World Congress, em Barcelona.
O Sync foi lançado nos EUA em 2007, em parceria com a Microsoft. Oferece recursos de entretenimento (como canais de música) e comunicação (chamadas de celular com comando de voz). Depois de cinco anos disponível apenas nos EUA, a empresa anunciou seu lançamento este ano em outros países e línguas. O Brasil está no barco: o produto virá nos carros Ecosport, Fiesta Hatch, Fusion e Edge.
Na Consumer Electronics Show realizada no começo do ano, em Las Vegas, o carro conectado foi um dos pontos de maior interesse. Entre os produtos exibidos, estava o Mbrace2, plataforma da Mercedes-Benz lançada este ano. Uma diferença fundamental entre esse sistema e o da Ford é que ele próprio é um ponto de conexão à rede, dispensando o auxílio do celular. O MBrace2 também está mais aberto a aplicativos de terceiros, com alguns velhos conhecidos como Facebook, Yelp e Google.
Outras marcas que já têm sistemas conectados incluem Audi/Volkswagen, Acura, Honda, Subaru, Hyundai, Kia e Toyota. O desafio é oferecer mais recursos sem comprometer a segurança ou trazer distrações para o motorista. Por isso, apesar de a tela de toque ser uma característica comum a todos os sistemas, a operação é acionada por controles no volante ou comandos de voz
Muitos creem que o carro conectado pode transformar nossa relação com o veículo. De meio de transporte, ele será uma extensão do escritório ou da casa. De máquina mecânica a "dispositivo móvel ideal".
As mudanças
Saiba como os automóveis estão mudando e adotando novas tecnologias.
Navegação
Aquele GPS preso ao painel vai virar passado logo, logo. O próprio sistema de bordo virá com o kit que todo mundo já conhece: geolocalização, mapas e instruções de voz do caminho.
Agenda
Já que o carro tem potencial para virar uma extensão do escritório, é natural que os computadores de bordo, como o da Audi e o da Mercedes, ofereçam opções de agenda. O motorista pode marcar e consultar compromissos, além de receber avisos
Reparo a distância
Checagem e diagnóstico das condições do carro, a distância, serão alguns dos recursos mais sofisticados do Mbrace2, da Mercedes. A BMW quer oferecer a possibilidade de revisão e conserto do software do veículo remotamente
SMS de voz
Um dos recursos mais comuns dos carros conectados que existem hoje é o envio de mensagens de texto usando a voz. O sistema do carro, conectado ao seu smartphone, digita a mensagem e envia. Os sistemas Ford Sync e GM Cadillac XTS, por exemplo, já têm a ferramenta
Chamada ao celular
Ao conectar o seu smartphone ao carro, os sistemas de bordo liberam suas mãos e permitem que você faça e receba chamadas usando comandos de voz. Os olhos também não precisam se desviar da rua. Modelos da BMW, Audi, Ford e Toyota já vêm com o recurso
Redes sociais
Sim, o Facebook para carro já está entre nós. E o Twitter também. Com comando de voz, o indivíduo não precisa deixar de curtir o comentário do amigo só porque está dirigindo.