A agência de classificação de risco Moody's divulgou em um comunicado que rebaixou o rating da dívida soberana da Irlanda de Baa3 para Ba1, colocando o país no território dos investimentos especulativos. A perspectiva para o rating é negativa.
Segundo a Moody's, o rebaixamento foi resultado da possibilidade crescente de a Irlanda precisar de mais financiamento oficial no fim de 2013, quando devem terminar os recursos do pacote de resgate oferecido ao país pelo Fundo Monetário Internacional e pela União Europeia. A agência ressaltou que também considera grande a chance de credores do setor privado serem obrigados a participar de um novo pacote de auxílio aos irlandeses, oferecendo como justificativa o atual discurso das autoridades europeias sobre a Grécia.
"Embora a Moody's reconheça que a Irlanda mostrou um forte compromisso com a consolidação fiscal e, até o momento, cumpriu os objetivos de seu programa, a agência destaca que o risco de implementação (das medidas de aperto) continua significativo, particularmente à luz da contínua fraqueza na economia irlandesa."
A Moody's disse também que a perspectiva negativa para o rating reflete os riscos de implementação das medidas para reduzir o déficit fiscal da Irlanda, assim como a mudança no tom dos governos da União Europeia em relação às condições necessárias para que países europeus com problemas recebam apoio financeiro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast