• Carregando...

A agência de classificação financeira Moody's rebaixou nesta quarta-feira (19) a nota da maioria das regiões espanholas, um dia depois de rebaixar a nota da dívida do país, informou em um comunicado.

Segundo a Moody's, nove regiões (comunidades autônomas), duas províncias e outras cinco comunidades relacionadas com o governo tiveram suas notas cortadas em um ou dois níveis e colocadas com perspectiva negativa.

A região de Castilla La Mancha teve sua nota de crédito reduzida em cinco níveis, para Baa2.

O ministério espanhol das Finanças manifestou nesta quarta-feira sua "surpresa" pelo rebaixamento da nota da dívida soberana anunciada pela agência Moody's na segunda-feira à noite.

Segundo a Espanha, a agência deveria ter esperado os resultados da reunião europeia de domingo em Bruxelas, disse um porta-voz.

"O argumento principal que utilizam é a situação de instabilidade da Europa, então por que não esperam uns dias para ver a resolução europeia sobre esta questão?", disse à AFP um porta-voz que pediu anonimato.

Segundo ele, a decisão da Moody's de rebaixar a nota da Espanha em dois níveis, de 'Aa2' para 'A1', é um pouco contraditória.

"Em julho eles disseram que colocariam em revisão o rating para possível rebaixamento em um nível", disse o porta-voz, que recordou que a agência classificou de "muito positiva" a reforma da Constituição para limitar o teto do endividamento do país.

Em um comunicado aos bancos encarregados da dívida soberana, também o Tesouro espanhol critica a decisão da agência americana.

"Tal decisão pode estar motivada mais por uma reação de curto prazo às más notícias procedentes do mercado da dívida na zona do euro que por uma análise das perspectivas fundamentais da Espanha no médio e longo prazo", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]