A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta terça-feira (30) o rating soberano da Eslovênia para Ba1, de Baa2, e a perspectiva continua negativa. A agência afirmou que baseou o rebaixamento do país no estado do seu setor bancário, na deterioração do balanço patrimonial do governo e nas perspectivas incertas de financiamento que destacam a probabilidade de uma assistência externa ser necessária.
Segundo a Moody's, a qualidade dos bancos eslovenos se deteriorou consideravelmente em 2012 e continua a piorar este ano, destacando a necessidade de injeções de capital. Assim, o rating continua exposto a riscos. "A Moody's estima que a recapitalização bancária deve custar entre 8% e 11% do Produto Interno Bruto (PIB)", diz o relatório da agência.
A Moody's também destacou que a dívida geral do governo esloveno atingiu 54,1% no fim de 2012, 22% a mais do que em 2008, e que o país pode precisar de assistência externa para cumprir suas obrigações financeiras.
A agência prevê que a economia da Eslovênia vai contrair 1,9% este ano antes de uma leve recuperação para crescimento de 0,2% em 2014. "Os riscos continuam altos e a perspectiva econômica vai depender em grande parte da estabilização da crise bancária" disse a Moody's. As informações são da Dow Jones.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast