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Mormaii inaugura loja em Curitiba nesta semana

As lojas franqueadas da Mormaii são ambientadas para lembrar uma casa de praia e contam com um espaço amplo para que os clientes possam interagir com os produtos oferecidos | Antônio More/Gazeta do Povo
As lojas franqueadas da Mormaii são ambientadas para lembrar uma casa de praia e contam com um espaço amplo para que os clientes possam interagir com os produtos oferecidos (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A fabricante de artigos esportivos Mormaii vai inaugurar nesta quarta-feira (15) uma loja em Curitiba, fruto de um projeto de expansão da marca que prevê chegar a mais de 250 unidades em todo o país nos próximos dez anos. A loja fica no Shopping Palladium e é a 34ª franquia da empresa catarinense.

A ideia de expandir através de unidades franqueadas ganhou força há três anos, quando a Mormaii lançou uma empresa própria de varejo para estudar o mercado. Foram dois anos de estudo e uma loja modelo em Joinville (SC) até chegar ao padrão ideal de franquia e no projeto de mais de 250 unidades em dez anos.

“As franquias veem para fortalecer a marca”, diz Apanati Vicenzi, gerente da Mormaii Franchising. A fabricante já está presente em cerca de 50 mil pontos de venda no Brasil e no exterior e não vai abandonar o mercado multimarcas. “As franquias e as revendas são complementares”, afirma Apanati.

Antes da Mormaii Franchising, a abertura de lojas da marca era feita de forma independente e não havia um padrão nas lojas, tanto com relação ao design quanto aos produtos disponíveis. Algumas unidades nesse formato foram abertas em Curitiba há cerca de 15 anos, mas foram descontinuadas.

Estrutura

As lojas franqueadas da Mormaii são ambientadas para lembrar uma casa de praia e contam com um espaço amplo para que os clientes possam interagir com os produtos oferecidos, que vão desde uma prancha de stand-up paddle até óculos de sol. Na unidade em Curitiba, estarão disponíveis cerca de 1,5 mil itens, distribuídos em 94 metros quadrados.

Desde o ano passado, a empresa já lançou mais de 10 franquias por diversas regiões do país. No Paraná, a primeira unidade será na capital e a inauguração acontece nesta quarta-feira. “Curitiba tem um mercado de surfe muito forte, apesar de não ter praia”, afirma Apanati.

Ela explica que a empresa foi além da fabricação de artigos para esportes na água e, por isso, tem ganhado cada vez mais espaço em cidades que estão longe do litoral. “Brasília é uma das lojas que mais vende”, diz. Nas lojas distantes do mar, o mix de produtos inclui a linha urbana, como tênis, boné e artigos para skate.

A marca já tem acertada uma segunda loja em Curitiba, que será de rua. Ainda não há prazo para as obras. Segundo Apanati, a capital paranaense tem espaço para até quatro franquias da Mormaii.

Licenciamento

Com um crescimento de 16% em 2015, a Mormaii se tornou referência no mercado quando o assunto é artigo esportivo. Em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, são fabricadas roupas de neoprene. Os outros 6,5 mil produtos – que vão desde chinelo até bicicleta – são feitos por 44 licenciados.

O modelo de licenciar a produção foi implantando em 1995. Antes disso, a empresa fundada pelo médico gaúcho Marco Aurélio Raymundo, mais conhecido como Morongo, fazia todos os itens que vendia na fábrica em Garopaba.

Paixão pelo surfe

Tudo começou na década de 1970, quando Morongo foi para Garopaba prestar atendimento médico. Praticante de surfe, ele sentiu dificuldades para cair na água durante o inverno catarinense e, para solucionar o problema, criou a sua primeira roupa de neoprene.

A iniciativa surtiu efeito e chamou a atenção de surfistas e lojistas da região. Surgia assim a Mormaii, que ganhou relevância no cenário nacional a partir da década de 1980, com a ascensão do número de praticantes de surfe e de outras modalidades na água, como bodyboard e windsurf.

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