Considerado o "pai dos videogames", Ralph Baer morreu no sábado (6), aos 92 anos. Nascido na Alemanha, ele criou o Magnavox Odyssey, conhecido como o primeiro console doméstico. A confirmação da morte foi dada pelo site Gamasutra.
Baer também foi responsável pela criação de uma pistola de luz, parte do pacote "Shooting Gallery", que foi o primeiro periférico lançado para um console de games.
O sucesso do Odyssey inspirou uma série de empresas concorrentes, como a Atari de Nolan Bushnell. Inspirado pelo "Table Tennis" de Baer, Bushnell viria a criar o celebrado "Pong".
Seu jogo de memória Simon -- conhecido no Brasil com o nome de Genius -- marcou a infância dos anos 1980. Ele recebeu dois prêmios do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e o prêmio de pioneiro da Game Developers Conference em 2008.
Em 2006, ele recebeu das mãos do então presidente norte-americano George W. Bush a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação. Baer deixa três filhos e mais de 150 patentes registradas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast