Morreu ontem, aos 81 anos, o empresário Rubens Armando Brustolin, ex-presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Brustolin sofria há alguns anos de problemas cardíacos, nos rins e no pâncreas e morreu em casa, pela manhã. Ele deixa a esposa, Elizabeth, dois filhos e uma filha. O corpo do empresário será velado até as 10 horas de hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, e cremado em seguida.
Brustolin nasceu em Curitiba em 8 de dezembro de 1924 e, já aos 12 anos, iniciou a carreira profissional na Lattes Representações e Comércio, onde ocupou várias funções até chegar a sócio-proprietário. Foi sócio de restaurantes e armazéns gerais e, a partir da década de 60, ocupou cargos em várias entidades de classe, de forma praticamente ininterrupta. Foi presidente do Sebrae/PR, diretor da Associação Comercial do Paraná (ACP) e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em 1983 e 1993, representou a CNC no grupo de trabalho que estudou a implantação do horário de verão no Brasil e, em 1994 e 2000, integrou as comitivas brasileiras que participaram das reuniões anuais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Por 18 anos consecutivos, entre 1986 e junho de 2004, Brustolin esteve à frente da Fecomércio acumulando, nesse período, a presidência do Sesc Paraná e, a partir de 1998, do Senac Paraná. Entre as principais realizações de Brustolin à frente dessas entidades, destacam-se o programa de interiorização do Sesc, com a construção de unidades em 12 cidades paranaenses, a implantação da câmara de conciliação trabalhista e a criação do serviço de pesquisa conjuntural do comércio.