O movimento do comércio no País caiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, descontados os efeitos sazonais, apurou a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na comparação do primeiro bimestre deste ano com os dois primeiros meses do ano passado, contudo, o movimento do varejo subiu 7,5%. Também foi registrada alta, de 10,1%, na comparação do mês passado com fevereiro de 2013.
"Apesar de se esperar a manutenção do cenário econômico e consequentemente uma tendência de crescimento mais modesta para o varejo, os resultados de fevereiro sugerem uma perspectiva mais favorável para o setor, a ser confirmada nas próximas aferições", avaliam os economistas da Boa Vista.
Na comparação de fevereiro com janeiro, o setor de supermercado, alimentos e bebidas registrou avanço de 0,5%, enquanto o de combustíveis e lubrificantes cresceu 0,1%. Na contramão, foram registradas quedas no movimento do comércio de móveis e eletrodomésticos (-4,3%) e de tecidos, vestuários e calçados (-0 6%).
No acumulado do bimestre ante igual período de 2013, todos os setores registraram aumento de acordo com o indicador de movimento do comércio. A maior alta veio do setor de combustíveis e lubrificantes (9,5%). Na sequência, aparecem tecidos, vestuários e calçados (7,9%), móveis e eletrodomésticos (6,1%) e supermercado, alimentos e bebidas (5,7%).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast