O movimento do comércio varejista brasileiro caiu 0,4% em julho em relação a junho deste ano, de acordo com dados apurados pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e divulgados nesta sexta-feira (22). Na comparação com julho do ano passado, no entanto, o indicador registrou alta de 4%. Mesmo comportamento observado quando comparado o acumulado de 12 meses (agosto/2013 até julho/2014 contra agosto/2012 e julho/2013), que aumentou 3,9%.
Segundo a Boa Vista SCPC, na análise de longo prazo (medida pela variação do acumulado de 12 meses), a evolução do varejo tem sido "modesta", o que sustenta a previsão de que o crescimento do comércio em 2014 será próximo ao observado no ano passado, em torno de 4%.
A Boa Vista SCPC afirma que o principal destaque em julho foi para o setor de "Móveis e Eletrodomésticos", que, após duas altas consecutivas na margem, registrou queda de 5,5% em julho, na série dessazonalizada.
Entre os outros segmentos, "Combustíveis e Lubrificantes" também caiu (2,2%) na variação mensal, nos dados com ajuste sazonal. Já os setores de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" e "Tecidos, Vestuários e Calçados" tiveram altas de 0,6% e 0,2%, respectivamente.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast