O Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis recomendou pela segunda vez em 40 dias a interrupção das obras de Angra 3. A construção da usina nuclear, interrompida em 1986, foi retomada pela Eletronuclear em junho, após a concessão da licença pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Na avaliação dos procuradores, o projeto da usina não foi revisado de maneira adequada para contemplar a prevenção de acidentes severos, causados por falhas múltiplas nos sistemas de segurança que podem levar à fusão do núcleo do reator e à liberação de material radioativo para o meio ambiente. Eles querem que as obras fiquem paradas até que a empresa apresente alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos desses acidentes.
A Eletronuclear e a CNEN já tinham pedido a reconsideração da primeira recomendação feita pelo MPF em 24 de junho, mas os procuradores consideraram as explicações prestadas pela empresa e pela agência insatisfatórias. Elas agora terão até segunda-feira para dizer se vão atender à recomendação. Caso contrário, os procuradores proporão uma ação civil pública para que a Justiça ordene a adequação do processo de licenciamento às normas internacionais.
"O projeto de Angra 3 é anterior a esta mudança de filosofia, ao que tudo indica; não foi revisado de maneira adequada e não trata corretamente de acidentes severos, o que o torna incompatível com a legislação em vigor", afirmam os procuradores na recomendação.
"As normas da AIEA foram simplesmente ignoradas. Dentre as normas aplicáveis a Angra 3, não há nenhuma norma da agência", acrescenta o texto.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast