Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lançamento

MSN Música ainda tem muito que melhorar

Cycloop, a “cara” do MSN Música: portal de rádios on-line com a marca Microsoft |
Cycloop, a “cara” do MSN Música: portal de rádios on-line com a marca Microsoft (Foto: )
Vovó de 7 anos - A Last FM é uma das pioneiras no sistema de rádios on-line, com música streaming. Foi lançada em 2002 e é ainda a mais populosa da web, com grande participação de brasileiros. http://www.last.fm |

1 de 2

Vovó de 7 anos - A Last FM é uma das pioneiras no sistema de rádios on-line, com música streaming. Foi lançada em 2002 e é ainda a mais populosa da web, com grande participação de brasileiros. http://www.last.fm

Tudo ao mesmo tempo - A Blip FM é a opção de quem busca integração com a web 2.0. Consegue ser, ao mesmo tempo, comunidade e rádio – e inclui a capacidade de enviar links de música para o Twitter. http://www.blip.fm |

2 de 2

Tudo ao mesmo tempo - A Blip FM é a opção de quem busca integração com a web 2.0. Consegue ser, ao mesmo tempo, comunidade e rádio – e inclui a capacidade de enviar links de música para o Twitter. http://www.blip.fm

São Paulo - A Microsoft acaba de se unir à porção (já grandinha) de empresas que tenta achar uma porta de saída para a crise digital da indústria fonográfica. Há duas semanas chegou ao Brasil o novo canal MSN Música (br.msn.cyloop.com), que permite ouvir de graça (mas não baixar) canções de 24 mil artistas, entre nacionais e internacionais, além de seguir amigos e artistas e saber quais as playlists e músicas favoritas deles.

Sim, você já conhecia algo parecido. As rádios online Last.fm e Blip.fm, entre outras, oferecem o mesmo serviço com algumas vantagens "sociais": nelas, é possível embutir players e postar músicas direto para o Twitter, por exemplo. Por isso, dá para dizer que a Microsoft na verdade entrou no mercado de rádios gratuitas online.

O projeto é fruto de parceria com o portal Cyloop, mais um da lista de "FMs online". Só que ele promete inteligência no sistema de recomendação de músicas, com algoritmos que levam em conta a localização, a idade e o sexo do usuário – recurso de relevância relativa para quem quer simplesmente ouvir música e trocar indicações. Há muito a avançar nesse quesito inteligência, no entanto. Quem entrou na semana passada na home do portal, por exemplo, encontrou muito mais referências à música pop em língua espanhola do que ao Brasil.

A integração com o Messenger e o Media Player, principal arma do MSN Música, ainda não é explorada. "Lançamos em fase beta e estamos corrigindo os problemas", disse a produtora executiva do MSN Brasil, Andrea Fornes.

No futuro próximo, o usuário poderá comprar as músicas ouvidas no iMusica (music.msn.com.br), sem sair do portal MSN – como acontece hoje na iTunes Store, da concorrente Apple. Será que isso é uma primeira dica para o lançamento do Zune, o "iPod da Microsoft", no Brasil?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.