São Paulo - A Microsoft acaba de se unir à porção (já grandinha) de empresas que tenta achar uma porta de saída para a crise digital da indústria fonográfica. Há duas semanas chegou ao Brasil o novo canal MSN Música (br.msn.cyloop.com), que permite ouvir de graça (mas não baixar) canções de 24 mil artistas, entre nacionais e internacionais, além de seguir amigos e artistas e saber quais as playlists e músicas favoritas deles.
Sim, você já conhecia algo parecido. As rádios online Last.fm e Blip.fm, entre outras, oferecem o mesmo serviço com algumas vantagens "sociais": nelas, é possível embutir players e postar músicas direto para o Twitter, por exemplo. Por isso, dá para dizer que a Microsoft na verdade entrou no mercado de rádios gratuitas online.
O projeto é fruto de parceria com o portal Cyloop, mais um da lista de "FMs online". Só que ele promete inteligência no sistema de recomendação de músicas, com algoritmos que levam em conta a localização, a idade e o sexo do usuário recurso de relevância relativa para quem quer simplesmente ouvir música e trocar indicações. Há muito a avançar nesse quesito inteligência, no entanto. Quem entrou na semana passada na home do portal, por exemplo, encontrou muito mais referências à música pop em língua espanhola do que ao Brasil.
A integração com o Messenger e o Media Player, principal arma do MSN Música, ainda não é explorada. "Lançamos em fase beta e estamos corrigindo os problemas", disse a produtora executiva do MSN Brasil, Andrea Fornes.
No futuro próximo, o usuário poderá comprar as músicas ouvidas no iMusica (music.msn.com.br), sem sair do portal MSN como acontece hoje na iTunes Store, da concorrente Apple. Será que isso é uma primeira dica para o lançamento do Zune, o "iPod da Microsoft", no Brasil?
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