Depois de reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a diretoria do Banco do Brasil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a saída do presidente da instituição, Rossano Maranhão. O cargo será assumido interinamente pelo vice-presidente de Varejo e Distribuição do BB, Antônio Francisco de Lima Neto. De acordo com Mantega, a substituição é interina porque Lula ainda não definiu o primeiro escalão do segundo mandato.
Rossano Maranhão, que apresentou a Lula um balanço dos quatro últimos anos do banco e as perspectivas para o próximo período, disse que deixa o BB por razões pessoais e vai para a iniciativa privada, depois de cumpridas algumas exigências, como a quarentena de quatro meses.
- Completei um ciclo. Cumpri as determinações do presidente, do ministro da Fazenda e do Conselho de Administração do banco. Saio por uma questão pessoal, com a tranqüilidade do dever cumprido. Agora vou cumprir um novo desafio - disse Maranhão, sem revelar seu futuro.
Lima Neto é funcionário do Banco do Brasil desde 1979, quando ingressou na instituição como menor aprendiz, aos 14 anos. Ele disse que não é filiado a nenhum partido político e que assume a instituição com a consciência de que terá muito trabalho e responsablidade pela frente. No lugar dele, assume Aldemir Bendini.
Lula e Mantega participam de almoço com a diretoria do BB nesta segunda-feira.