Ouça este conteúdo
A partir desta segunda-feira (8) os extratos de saque e depósito das instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) terão a mesma nomenclatura. O objetivo é simplificar operações que são iguais, mas recebem nomes diferentes em cada banco.
“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, explica Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
A medida engloba praticamente todos os bancos do país, visto que a maioria está associada à Febraban. Depois do saque e depósito, a padronização de nomes será aplicada em outras operações financeiras.
Na prática, a nova nomenclatura é mais objetiva e com abreviações para que não fiquem dúvidas sobre nomes muitas vezes desconhecidos pelo cliente.
Por exemplo, o saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta virá no extrato como “Saque Din Cartao AG”. O depósito feito no ATM receberá a nomenclatura “Dep Cheque ATM”. E o saque em dinheiro via Pix-Troco vira “Pix Troco”.
A consulta às novas nomenclaturas poderá ser feita neste link, e os bancos que terão a mudança, aqui.