Quem opta pelo modelo completo de declaração tem a disposição uma lista de gastos que podem ser deduzidos de seus rendimentos, para reduzir o pagamento do Imposto de Renda, ou aumentar o valor da restituição. Mas, olhos abertos: é justamente no campo das deduções que muita gente carimba seu passaporte direto para a malha fina da Receita Federal. É fundamental apresentar todos os valores corretamente iguais aos que constam nos recibos e comprovantes e informar os dados do beneficiário.
O contribuinte pode deduzir seus gastos com saúde incluindo despesas médicas, com plano de saúde, exames, cirurgias e consultas médicas, inclusive com psicólogos e terapeutas. Para este tipo de dedução não há limite de valor.
Educação
Já para as despesas com educação, o limite é de R$ 2.592,29 por contribuinte ou dependente. Podem ser deduzidos gastos com ensino infantil, fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorado e educação profissional. Porém, não entram aqui gastos com cursos em geral, como ensino de línguas ou de informática, ou despesas com uniforme, transporte e material escolar e didático.
Previdência
A dedução das despesas com previdência privada estão limitadas a 12% dos rendimentos tributáveis do contribuinte e de seus dependentes. As despesas com pensão alimentícia podem ser abatidas integralmente. Porém, só podem ser incluídos valores que tenham homologação judicial ou acordos registrados em cartório.
Doméstico
Além disso, desde o ano passado o contribuinte também pode deduzir o pagamento da Previdência Social do empregado doméstico registrado em carteira. Ela está limitada a R$ 651,40 referente a um empregado e ao valor recolhido naquele ano-calendário.