Maior operadora turística do Paraná, a New Line informa um recorde histórico em 18 anos de atuação. A agência com sede na capital do estado e escritórios em outras seis cidades viu as vendas crescerem 46,5% no último levantamento fechado, o de fevereiro, em relação ao mesmo período de 2010. O recorde anterior, 40%, foi registrado no ano de 2008, antes da crise mundial. De acordo com a análise do diretor-administrativo e operacional da empresa, Sildemar Paulucci (foto), o salto é reflexo da descoberta do turismo pelo brasileiro e pelo bom momento econômico pelo qual passa o país. O executivo disse ao repórter Carlos Guimarães Filho que ainda aposta no crescimento permanente do setor nos próximos anos, principalmente em razão dos investimentos para a Copa do Mundo.
Um crescimento tão grande era esperado?
A nossa expectativa para o trimestre era o crescimento de 20%. Em janeiro, o aumento foi de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de fevereiro nos espantou.
Que fatores foram decisivos para esse recorde histórico?
Em janeiro, a população estava receosa das possíveis mudanças na economia em razão do novo governo. Quando isso passou, o pessoal relaxou e o turismo acaba sendo uma válvula de escape. Além disso, tivemos o carnaval em março. Isso ajuda porque o mês de fevereiro foi sem feriados.
Que tipo de produto mais tem atraído o turista?
Desde o ano passado, a New Line criou o departamento de grupos especiais, diante de um estudo de mercado que fizemos. A operadora organiza grupos fechados para destinos novos ou países exóticos, como África do Sul, Rússia e Índia. A novidade começou tímida, mas já decolou. Além dos destinos diferentes, o passageiro tem a tranquilidade de estar acompanhado de um guia que fala a língua local. O preço não é muito maior que o dos pacotes tradicionais.
Qual o potencial de crescimento do setor para os próximos anos?
O turismo ainda é pequeno no Brasil, representa um porcentual mínimo no PIB. É recente o movimento de descoberta do turismo pelo brasileiro. Antes, a pessoa tirava 30 dias de férias e viajava para a praia. Agora, tira férias em etapas e aproveita que o preço das passagens aéreas caiu. Além do mais, a infraestrutura deve melhorar por conta da Copa do Mundo, fator que interfere negativamente nas vendas. O setor deve permanecer superaquecido nos próximos anos.
* * *
30 anos de Mercosuper
Os supermercadistas paranaenses abrem amanhã a 30.ª edição da convenção do setor, reunindo os grandes compradores do varejo do estado, além de indústrias nacionais e multinacionais. A feira também marca outra data importante: os 40 anos de atividades da Associação Paranaense de Supermercados (Apras). Nos últimos dez anos, o evento cresceu 84% em área e triplicou o número de visitantes. A edição do ano passado recebeu 48 mil pessoas.
A Mercosuper será realizada de 11 a 13, no Expotrade, em Pinhais.
À venda
Dentro de 60 dias devem estar à venda as 160 lojas do shopping center que a Directa construirá no bairro Atuba, em Curitiba. Quem vai administrar a comercialização é a Mendocino Participações e Investimentos. O shopping terá 15 mil metros quadrados de área bruta locável. Cada uma das três lojas âncoras previstas terá mil metros quadrados.
O projeto prevê também oito lojas de 200 a 500 metros quadrados, além de área de recreação, praça de alimentação com 15 operações e uma sala de cinema, Multiplex, com capacidade para mil lugares. Além disso, o shopping terá centro médico com 30 consultórios, que será comercializado pela Galvão Vendas.
Na África
A Estácio, um dos maiores grupos de ensino da América Latina e presente em Curitiba, está oferecendo cursos livres on-line nas áreas de telemarketing, informática e gestão de empresas para Angola, na África. O projeto, em parceria com a Angola Cursos, que já atua no país, pretende atender especialmente os 40 mil profissionais e as 100 empresas brasileiras que estão por lá.
Com perfume
Para alguns, o chocolate já é apenas um coadjuvante da Páscoa. A data também virou sinônimo de presente. É esse público que interessa ao Boticário, que prevê incremento de 24% no volume de vendas, em relação ao ano passado. E lançou até produto especial, pelo segundo ano seguido: dois estojos com itens de perfumaria e cuidados com o corpo.
Atualização
Um grupo de empresários e CEOs de grandes empresas paranaenses participa nesta quarta-feira do encontro anual Renaissance, fórum que há dez anos congrega líderes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Eles vão assistir à palestra de um dos mais renomados consultores internacionais, Bob Bloom, autor do best-seller The Inside Advantage, que trata das vantagens já existentes em todas as organizações e nem sempre aproveitadas pleanamente.
Bloom deve destacar os chamados "novos especialistas", uma geração de clientes bem informados, agressivos e poderosos que já não se importam com onde e de quem compram.
Azulzinho
O Cliente 8 Milhões deve ser apresentado pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras no dia Aeroporto Afonso Pena, no 13 de abril, em frente ao check-in da companhia. A ação de marketing marca também o que a empresa anuncia como seu novo recorde: o transporte de um milhão de clientes em pouco mais de um mês. Quem vem para o evento é o presidente da companhia, Pedro Janot.