Veja a temperatura em sua região| Foto:

Recorde - Dia das Mães reforçou o faturamento

Impulsionado pelo Dia das Mães, o faturamento do mercado brasileiro de cartões de crédito deverá atingir R$ 15,5 bilhões no mês de maio – 18,4% a mais que no mesmo período do ano passado –, segundo a pesquisa da Itaucard. Até o fim de maio serão realizadas 170 milhões de transações, com tíquete médio de R$ 91. O diretor de marketing da cartões do Itaú, Fernando Chacon, diz que este será o segundo maior volume de transações da história – menor apenas que o movimento de dezembro de 2006, que alcançou quase R$ 18 bilhões. Cerca de 27% do volume do mês ficou concentrado na semana que antecedeu o Dia das Mães – R$ 4,2 bilhões. O tíquete médio foi de R$ 93,2. (CS)

CARREGANDO :)

Apontadas por muitos como consumistas por natureza, foi apenas no primeiro trimestre deste ano que as mulheres passaram à frente dos homens no ranking dos usuários de cartões de crédito. Ao fim de março, elas detinham cerca de 50,2% dos cartões em circulação no país – algo em torno de 39,8 milhões de unidades –, segundo a pesquisa mensal Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, divulgada ontem pela Itaucard.

Ainda não cabe a elas, no entanto, a maior parte do volume de dinheiro movimentado por esta forma de pagamento. Entre janeiro e março, o público feminino movimentou R$ 18,8 bilhões com cartões de crédito, e aumentou de 44,7% para 45% sua participação no volume total, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Publicidade

A estimativa do diretor de marketing de cartões do Itaú, Fernando Chacon, é que o ritmo crescente continue e que elas respondam por 45,9% do volume total da indústria de cartões no acumulado do ano. O que significa dizer que elas deverem movimentar R$ 86,4 bilhões este ano. "Com a confirmação destes dados, o volume movimentado pelas mulheres terá crescido 21% em 2007, na comparação com o ano passado", diz. "Desempenho acima do previsto pelo mercado total, que é de avanço de 20%."

A bancária aposentada Sueli Cardoso, sem dúvida, contribui para a "vantagem" feminina. Ela não tem apenas um, mas cinco cartões de crédito. A variedade é para aproveitar o que ela considera uma das principais vantagens desta forma de pagamento: ganhar mais tempo para pagar. "Tenho os cartões guardados em ordem na carteira, conforme o vencimento. Uso aquele que vai vencer nos próximos dias, porque a compra só vai cair na próxima fatura e assim tenho até 40 dias para pagar."

Ela diz que concentra mais de 90% dos seus gastos neste tipo de pagamento. "Só uso cheque para o que não dá para passar o cartão mesmo. Quando peço alguma coisa em casa, por exemplo." O chamado dinheiro de plástico vale inclusive para as compras de pequeno valor. "Desde supermercado e combustível, até o gasto no salão de beleza, sempre uso o cartão de crédito." E ela garante que, assim, não se perde nas contas. "Tenho tudo muito bem controlado."

Segundo a pesquisa da Itaucard, os maiores volumes movimentados pelas mulheres estão nos setores de vestiário, saúde e diversos (que inclui cosméticos e compras em geral). Em contrapartida, elas utilizam menos o cartão em compras consideradas supérfluas, como turismo e entretenimento. Segundo Chacon, as mulheres fazem um uso melhor e mais consciente do cartão de crédito do que os homens.

A analista comercial Zaíra Célia Crepaldi está com a maioria: ela diz que usa os três cartões que tem para comprar roupas, calçados e coisas para a casa. "Não costumo usar no dia-a-dia, mas todo mês tem alguma coisa", diz. "Também usamos para comprar passagens, quando viajamos." Em média, as três faturas somadas chegam a R$ 500 por mês. "Raramente parcelo as compras. E quando faço, é no máximo em cinco vezes", completa.

Publicidade