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Mulheres são maioria em jogos online, dizem pesquisas

Se você pensa que só gostam de videogames os jovens rapazes, viciados em novas tecnologias ou que se isolam do mundo para disputar games, é melhor repensar seus conceitos. Foi o que constatou o relatório "Active Gamer 2006", comandado pela consultoria internacional Nielsen//NetRatings. Segundo a pesquisa, pelo menos 64% do público que gosta de jogar games pela internet nos EUA são mulheres.

De acordo com a consultoria, existem mais de 117 milhões de amantes de games nos Estados Unidos, universo definido por jovens com idades acima dos 13 anos e que jogam videogames pelo menos uma hora por semana. Mais de 56% deste volume gosta de se divertir com games e a maioria ainda é predominantemente masculina - em proporção que quase dois homens para cada mulher. Mas quando o assunto é jogo online, a maioria passa a ser feminina, constatou o estudo realizado no primeiro semestre deste ano e divulgado em outubro pelo portal de pesquisas eMarketer.com.

Há poucos anos liderado por pessoas que jogavam mais de sete horas por semana de forma isolada, este universo de milhões de jogadores passou a ser comandado por outra maioria: a de jovens que gastam em média cinco horas por semana jogando juntos, online. Os dados confirmam constatações de outro estudo realizado pela AOL em parceria com a Popcap Games, empresa especializada nos chamados jogos casuais - games de pequeno porte disponíveis online, como quebra-cabeças e Sudoku. De acordo com o levantamento, também divulgado pelo eMarketer.com, as mulheres americanas respondem por 76% da audiência destes tipos de games online - casuais, simples e gratuitos.

Outra descoberta curiosa é que pelo menos 13% do universo de milhões de jogadores americanos (cerca de 15 milhões) têm 45 anos ou mais, informou a Nielsen/NetRatings. Já a pesquisa da Popcap desvendou que mais de 71% da audiência dos games online nos EUA tem mais de 40 anos.

- O aumento da oferta de hardwares da nova geração e de novas tecnologias está simultaneamente gerando novas relações sociais, entretenimento interativo - afirmou Emily Della Maggiora, executiva da Nielsen. - Entendemos como os jogos online são importantes ferramentas para conectar e manter gamers unidos em um ambiente único. A internet ganhou o poder de unir jogadores do outro lado da rua, de outro sexo, e de toda a parte do mundo - finalizou.

Nos últimos seis meses, mais de 90% dos jogadores compraram games em lojas de varejo e outros 10% fizeram compras online. Em média foram gastos US$ 16 por mês com videogames.

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