O executivo Murilo Ferreira foi indicado pelos acionistas controladores da Valepar para substituir Roger Agnelli na presidência da Vale, segundo comunicado da empresa divulgado ao mercado. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (4) em reunião de acionistas da companhia, que é controladora da mineradora.
A indicação depende da aprovação do Conselho de Administração da mineradora. Se aprovada, Ferreira assume o posto de diretor presidente a partir do dia 22 de maio, quando termina o mandato de Agnelli.
Murilo Ferreira tem 58 anos e é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com pós-graduação em Administração e Finanças pela FGV do Rio de Janeiro e especialização em M&A pela IMD Business School, em Lausanne, na Suíça.
O executivo tem mais de 30 anos de experiência no setor de mineração, tendo ingressado na Vale em 1998 como Diretor da Vale do Rio Doce Alumínio - Aluvale, atuando em diversos cargos executivos até sua saída em 2008, quando atuava como presidente da Vale Inco (atual Vale Canadá) e Diretor Executivo de Níquel e Comercialização de Metais Base da Vale.
"Nesta oportunidade, os acionistas da Valepar reiteram seu reconhecimento ao Roger Agnelli pelo sucesso na condução da Vale nesses últimos anos, contribuindo para que a Vale alcançasse aposição de destaque que desfruta atualmente, no País e no exterior", afirma o comunicado assinado por Guilherme Perboyre Cavalcanti, diretor executivo de Relações com Investidores.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast