Começa na quinta-feira um grande mutirão das quatro maiores operadoras de telefonia móvel do estado, que vão atender pessoalmente clientes insatisfeitos durante todo o mês de agosto.
Nas localidades onde não existir ponto de atendimento, um formulário com a reclamação pode ser preenchido em uma agência dos Correios. Quem tiver dúvidas e problemas, principalmente com relação à cobrança indevida, deve se dirigir a uma loja e registrar o pedido pelo formulário, que vai ser usado para cobrar o cumprimento do prazo de cinco dias para o retorno da empresa.
Em caso de clientes com o nome em cadastros de protesto, a Oi, a Vivo, a TIM e a Claro terão de resolver o problema até cinco dias após o pagamento da dívida. As empresas assumiram o compromisso de atender os clientes depois que a CPI de Telefonia Móvel, da Assembleia Legislativa, reuniu mais de 15 mil reclamações em dez cidades do estado. A meta agora é resolver as pendências dos consumidores no prazo previsto para isso, funcionários estão sendo treinados e os pontos de atendimento, preparados.
A Oi informou que vai oferecer mais de 400 pontos de atendimento em todo o estado, entre lojas próprias, franqueados e parceiros, para resolução de reclamações de consumidores quanto a cobranças indevidas comprovadas. Os endereços das principais lojas participantes podem ser consultados no site da empresa. A companhia acrescenta ainda que, somente neste ano, prevê investir mais de R$ 236 milhões no Paraná. O valor será aplicado em cobertura, novas tecnologias, melhorias na infraestrutura e processos.
A TIM, que responde por 52% do mercado paranaense, vai oferecer mais de 200 pontos de atendimento, em lojas próprias e revendas, distribuídas em 124 cidades. Em nota, a empresa reitera que trabalha constantemente para garantir a máxima satisfação dos clientes. A operadora informou também que em 2013 deve investir cerca de R$ 146 milhões em infraestrutura, ampliação e modernização da rede no Paraná.
Procuradas pela reportagem, Vivo e Claro preferiram não se manifestar, informando que seguem o posicionamento do SinditeleBrasil, sindicato que representa as empresas. José Américo, diretor da entidade, informou que funcionários estão sendo treinados para atender os clientes insatisfeitos, mas não soube precisar quantos e qual será exatamente a estrutura usada no mutirão.
"Cada empresa vai oferecer a estrutura de acordo com a sua característica. Ela deve ofertar o necessário para atender os consumidores com eficiência durante todo o mês de agosto. Muitas vezes recebemos ligação, ou reclamação, e às vezes é só falta de esclarecimento, por isso o mutirão é muito importante", explica o diretor.