O 4º Mutirão do Emprego Temporário, que acontecerá na Praça Rui Barbosa, nesta sexta-feira e sábado (dias 28 e 29) , entre 9h e 17h, vai oferecer 5 mil oportunidades de emprego para moradores de Curitiba e Região Metropolitana.
Promovido pela Secretaria do Trabalho e Emprego, o mutirão oferece vagas nas áreas de comércio, serviços, construção civil e supermercados.
O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense lembra que, segundo os dados da secretaria, 40% dos trabalhadores contratados no mutirão do ano passado acabaram sendo efetivados. "Esta pode realmente ser uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho. Além de garantir uma renda extra no final de ano, os trabalhadores têm ainda a expectativa de serem contratados efetivamente", diz.
Documentos
Os candidatos devem levar a carteira de identidade, carteira de trabalho e algum comprovante de residência. Segundo Paulo Bracarense, secretário do Trabalho e Emprego de Curitiba, haverão oportunidades de emprego tanto para pessoas sem experiência profissional quanto para quem tiver curso superior. "A maioria das vagas são no comércio e na prestação de serviços, mas também temos vagas para médicos temporários, na construção civil, na indústria alimentícia, dentre muitos outros setores", revela o secretário.
A média salarial das vagas ofertadas é por volta R$ 2.200, se levado em conta os valores mínimos e máximos. Bracarense revela que um dos maiores objetivos do mutirão é a efetivação dos trabalhadores. "No Brasil o emprego temporário pode ser estendido por mais três meses ou ser efetivado. A média nacional de efetivação dos temporários é de 30% e no ano passado tivemos 40% de efetivação.
"O importante é que as pessoas compareçam; são 34 empresas privadas de HR e mais o sistema público oferecendo praticamente todas as vagas de emprego temporário disponíveis em Curitiba", conclui o secretário.
Qualificação
O Mutirão do Trabalho também oferece oportunidades de qualificação para os trabalhadores interessados. Bracarense ressalta os cursos na área de construção civil, de almoxarife e eletricista. "São cursos que mulheres podem fazer e adentrar o mercado de trabalho nessa área", aposta.
A Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) vai oferecer de graça cursos de qualificação durante o Mutirão.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast