A Agência do Trabalhador de Curitiba fará neste sábado (10) um mutirão para atendimento de trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego. Os atendimentos terão que ser agendados até sexta-feira (9) em qualquer agência da cidade ou pelo telefone (41) 3883-2200. Inicialmente, mil senhas seriam distribuídas, mas o número foi ampliado para 1.600.
Até quarta-feira (7), 1.200 pessoas já tinham marcado o atendimento, que começará às 7h30 e irá até a última senha agendada. Segundo a coordenadora de intermediação da Agência do Trabalhador, Angela Carsten, em entrevista à RPC-TV, o mutirão servirá para acabar com a demanda reprimida do final de ano, que tem gerado filas em todo o estado.
O seguro-desemprego é pago para quem trabalhou no mínimo seis meses e foi demitido sem justa causa. Ele é pago por até cinco meses, dependendo do tempo de serviço do trabalhador. Para dar entrada no benefício é preciso ir à Delegacia Regional do Trabalho, à Agência do Trabalhador ou às Ruas da Cidadania, no caso de Curitiba, num prazo de sete dias a quatro meses depois da demissão.
Para que não tenha que retornar num outro dia por falta de documentos, o trabalhador precisa levar duas vias do requerimento do seguro-desemprego, todas as carteiras de trabalho, CPF, documento de identidade, original e cópia da rescisão do contrato de trabalho quitado, original e cópia de comprovante de vínculo (que pode ser obtido com o saque do FGTS) e o original e a cópia dos dois últimos contracheques.
Depois da análise dos documentos, no caso do pedido ser aceito, a primeira parcela do seguro-desemprego estará disponível em até 30 dias. Só está impedido de pedir o benefício quem já o utilizou nos últimos 16 meses e recebeu todas as parcelas. O valor mínimo da parcela é de R$ 415 e o máximo de R$ 776,40.