Para quem busca um emprego, dar uma volta pela praça pode ser uma boa dica para este sábado. A prefeitura de Curitiba promove hoje, das 9 às 17 horas, o segundo dia do 1º Mutirão do Emprego Temporário, na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. O evento conta com 15 empresas de recursos humanos e 3 redes de supermercados que oferecem mais de 5 mil vagas de emprego temporário para este fim de ano.
Ontem, primeiro dia do evento, mais de 20 mil pessoas circularam pelo local. Com estes resultados, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi, garantiu que o evento será incorporado ao calendário oficial da cidade, com uma edição no primeiro semestre, voltada à qualificação profissional, e outra no segundo semestre, para preenchimento das vagas de trabalho temporário.
"Nossa expectativa é de que entre 5 mil e 6 mil pessoas sejam contratadas. O trabalho temporário é uma grande oportunidade de entrar em uma empresa, fazer a qualificação e ser efetivado. Estimamos que até 70% das vagas temporárias preenchidas poderão se tornar efetivas", afirmou Bernardi. A expectativa da prefeitura é atender cerca de 50 mil pessoas nos dois dias do evento.
Após deixar cópias de seu currículo em cada um dos 18 estandes da feira, o estudante Romário Lieurich, 20 anos, se disse confiante na chance de encontrar um emprego, após um mês buscando uma oportunidade. "Espero ser chamado nos próximos dias para uma entrevista, de preferência para auxiliar de escritório."
Quando chegou à praça, Maria Elizabete Toth, 36, estava desempregada. Saiu de lá contratada para uma vaga efetiva de operadora de caixa em uma rede de supermercados. "Vim com a esperança de conseguir algo, mas não imaginava que seria tão rápido. Volto para casa mais tranquila, com um emprego garantido e sabendo que terei condições de pagar o aluguel dos próximos meses", comemora.
O técnico em informática Ricardo Vilarinho da Costa, 31, também buscava uma chance de emprego. Seu desafio, porém, vai além de uma simples vaga no mercado de trabalho. Há um ano na condição de usuário de cadeira de rodas, ele conta que as oportunidades se tornaram mais restritas. "Trabalhei 14 anos como gerente técnico na área de tecnologia da informação, mas depois do acidente, nunca mais consegui uma vaga compatível com a minha qualificação", lamentou. Costa entregou alguns currículos e espera ser chamado para alguma vaga temporária que lhe permita complementar a renda recebida pela aposentadoria.
Serviço
O 1º Mutirão do Emprego Temporário de Curitiba continua hoje, dia 03 de outubro, das 9h às 17h, na Praça Rui Barbosa - centro de Curitiba. É importante levar cópias do currículo e documentos pessoais, incluindo a Carteira de Trabalho.