A Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, será palco do 1.º Mutirão do Emprego Temporário na sexta-feira (2) e no sábado (3). Serão oferecidas cerca de 5 mil vagas de trabalho temporário para o fim de ano. O mutirão é promovido pela prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Relações do Trabalho e Emprego do Sistema Nacional do emprego (Sine). Quinze empresas da área de recursos humanos vão participar do evento.
Foram instaladas barracas na praça e o atendimento ao público será feito das 9h às 17h. No local, as empresas vão selecionar candidatos para as vagas disponíveis e agendarão entrevistas com empresas. Também será feito um cadastro de trabalhadores. De acordo com o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi, as empresas estão contratando pessoas em todos os setores.
O emprego temporário de final de ano pode virar emprego definitivo, dependendo do desempenho do candidato. Bernardi afirma que a economia está crescendo e isto também se reflete positivamente no mercado de trabalho de Curitiba e região. "A cidade já gerou mais de 11 mil empregos novos nos oito primeiros meses deste ano e devemos fechar 2009 entre 12 mil e 15 mil vagas de emprego com carteira assinada", afirmou o secretário ao site da prefeitura.
Redes supermercadistas vão participar do mutirão, o Wal Mart Supermercados vai oferecer 230 vagas. A rede Condor 250 e a Fada Leal Supermercados (Casa Fiesta) terá 38 vagas (veja box).
Os trabalhadores que não têm carteira de trabalho ou que perderam a primeira via também poderão dar entrada com a documentação para fazer a nova carteira, no estande da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego durante os dois dias da feira.