Raleigh, Estados Unidos A popular rede de relacionamentos MySpace informou na semana passada ter detectado e retirado do site perfis de 29 mil agressores sexuais condenados, mais de quatro vezes o número inicialmente informado. A companhia, que faz parte do conglomerado News Corp, do magnata das comunicações Rupert Murdoch, declarou em maio que havia deletado cerca de 7 mil usuários do seu portal.
A nova informação foi revelada na terça-feira por autoridades do governo, após o MySpace ter fornecido informações sobre criminosos sexuais que havia removido de sua rede social. "A epidemia de perfis de criminosos sexuais no MySpace pede medidas", disse o procurador-geral de Connecticut, Richard Blumenthal.
Blumenthal liderou um grupo de autoridades estaduais que exigiram que o serviço começasse a verificar uma classificação etária de usuários e a exigir permissão de pais para menores. Hoje, a idade mínima para se registrar no MySpace é de 14 anos. "Estamos satisfeitos, pois tivemos sucesso em identificar e remover criminosos sexuais de nosso site e esperamos que outros sites de relacionamento sigam nossa posição", afirmou em uma nota o chefe de segurança do MySpace, Hemanshu Nigam.
Famílias de várias garotas adolescentes sexualmente agredidas por membros do MySpace processaram o serviço em janeiro por falhar na segurança a seus membros juvenis.
Orkut dos EUA
O MySpace é uma espécie de Orkut. Na verdade, com 60 milhões de visitantes por mês nos Estados Unidos, ele é bem maior que a rede social do Google, que faz sucesso no Brasil desde meados de 2004.