Quem acha que as redes de relacionamento online só atraem adolescentes está para lá de ultrapassado. Foi o que constataram as consultorias internacionais Nielsen/NetRatings e comScore ao investigar os perfil dos usuários americanos do MySpace, mais popular comunidade virtual da internet mundial.
A participação de usuários com idades acima de 35 anos aumentou 46% nos últimos 12 meses nos EUA, sendo que grupos entre 35 e 49 anos ampliaram o acesso em até 29,4% entre setembro deste ano e o mesmo mês do ano passado, informou a Nielsen/NetRatings.
De acordo com a comScore, 51,6% dos milhões de usuários do MySpace nos Estados Unidos têm mais de 35 anos e a participação de adolescentes entre 12 e 17 anos caiu de 24,7% para 11,9% do total de visitantes únicos.
Pelos dados da NetRatings, os visitantes do MySpace com mais de 35 anos - que eram 38% há um ano - respondiam por 46% da audiência da rede de relacionamento em setembro deste ano, enquanto os adolescentes entre 12 e 17 anos passaram de 31,5% de participação em setembro 2005 para menos de 20% em setembro deste ano.
Já os usuários de 18 a 24 anos ficaram com 18,1% de participação enquanto os internautas de 25 a 34 representaram em setembro 16,7% dos visitantes únicos, constatou a NetRatings.
A rede de relacionamento, que há poucos meses era alvo constante de acusações por facilitar a adesão de suspeitos de pedofilia e de crimes contra menores, tem adotado aplicativos de tecnologia que permitem mapear parte do perfil dos usuários pelo endereço do computador na internet (protocolo de internet ou IP, da sigla em inglês).
Os analistas das consultorias, no entanto, constataram que os usuários mais velhos permanecem menos tempo na rede MySpace, visitando sites de usuários. Segundo os especialistas da NetRatings e da comScore, os adolescentes entre 12 e 17 anos visitaram mais de 808 páginas diferentes da rede de relacionamento em um ano, enquanto os usuários com idades entre 35 e 54 anos não visitaram mais do que 560 páginas.
Em dados percentuais, portanto, aparentemente os adolescentes ainda são os usuários mais ativos da comunidade, uma vez que consomem 44% mais conteúdo e gastam 45% mais tempo de navegação do que os adultos mais velhos.
Leia mais em O Globo Online