A fabricação de fogos de artifício está em baixa na China, o que tem feito empresas do setor a buscarem lucros no segmento que é “a última moda” no país: as finanças. A maior produtora de artigos pirotécnicos chineses, fundada há 25 anos e com sede em Hunan, está mudando o nome de Panda Fireworks Group para Panda Financial, e redirecionando seu negócio principal para o financiamento pela internet.
Amadores no setor bancário, como um ex-importador de minério de ferro e um ex-engenheiro da Microsoft, vêm correndo para criar sites de empréstimos ponto a ponto (P2P) — são cerca de 1.700 até o momento. Também estão entrando no ramo uma empresa de sapatos em Wenzhou, uma fabricante de produtos de cobre na região costeira de Tianjin e uma empresa aérea com sede em Xangai, todas sócias de companhias que receberam licenças para estabelecer os primeiros bancos privados da China em quase duas décadas.
“O empréstimo privado parece ser o maior sucesso de todos os tempos para muita gente (da área) de negócios na China”,disse Jim Antos, analista em Hong Kong da Mizuho Securities Asia. No entanto, diz ele, não há como a situação acabar bem. “É um acidente esperando para acontercer”.
Bolha à frente?
Entre os motivos para o movimento estão os baixos limites de entrada e o fato de haver pouca regulação, além da desaceleração da economia, o que torna mais difícil para as fabricantes conseguirem lucro, disse Antos. Mesmo para os bancos privados, que são regulados, os custos serão mais baixos do que para os bancos tradicionais porque estes, provavelmente, não investirão em redes de agências.
Em um momento em que o governo da China tenta destinar capital para empresas pequenas devido à necessidade de financiar e estimular a economia com mais crédito, a corrida aos empréstimos pode estar aumentando o risco no sistema.
“O P2P é uma bolha em formação — há muito mais plataformas do que a economia necessita”, disse Liao Qiang, diretor sênior da Standard Poor’s em Pequim.
Segundo ele, o capital está migrando para o segmento, não porque elas (as empresas) veem algum potencial de crescimento, mas porque com uma plataforma assim “você pode fazer dinheiro rápido com pouco investimento”.
A Panda Fireworks teve uma margem bruta de 29% no ano passado, enquanto um ano de atividade no ramo de empréstimos P2P e gestão de riqueza deu um retorno de 54%, informou a empresa em um comunicado no dia 1º de abril, em resposta a uma consulta da Shanghai Stock Exchange a respeito da proposta de mudança de nome e de foco principal.
A Panda planeja vender sua divisão de fogos de artifício, assolada pela queda na demanda e por pressões ambientais, disse a empresa no comunicado. A companhia não respondeu aos telefonemas e e-mails da Bloomberg para comentar o assunto.
“Não existe outro país no mundo onde todas as empresas possam se envolver no setor financeiro, mas na China nos concedem essa liberdade”, disse Zhao Weiping, proprietário da Panda Fireworks, em entrevista ao portal de notícias qq.com, da Tencent Holdings, em janeiro. “Não existem pré-condições, nem exigência de entrada. Todos podem fazê-lo. Esta é uma chance que surge uma vez na vida, então, por que não? Estamos dentro, sem hesitação”, complementou.
O empréstimo P2P, no são efetuados empréstmos diretamente para pequenas empresas ou indivíduos, se multiplicou quase 13 vezes desde 2012. Foram US$ 41 bilhões no ano passado com a multiplicação do número de plataformas, segundo o Yingcan Group, que monitora os dados. Os retornos foram de 15%, em média, em março, contra uma taxa de depósito de referência do Banco Popular da China de 2,5%, segundo o Yingcan.
A Dagong Global Credit Rating, com sede em Pequim, alertou no mês passado que até 1.250 bancos on-line poderão ir à falência ou enfrentar uma situação de dificuldade. Muitas plataformas solicitam depósitos públicos com taxas de juros altas e, então, encaminham o dinheiro para a gestão de riquezas, a habitação e setores de risco desencorajados pelo governo, disse a empresa.