A fila deste ano acabou com a paciência do caminhoneiro Alceu Ferrarini, que tem 50 anos de estrada. Ele garante que está encerrando seus fretes para o Porto de Paranaguá. "Esta é a última carga que eu trago. Não tem condições de trabalhar dessa forma. Este está sendo o pior ano em Paranaguá."
Silmar Spanhol reclama dos riscos que o motorista corre ao ficar parado na fila, sem qualquer infraestrutura. "Levamos multa da polícia, sofremos assaltos, saques na mercadoria e danos no caminhão." A reclamação quanto à falta de segurança é comum entre os caminhoneiros. "Provavelmente vou conseguir chegar ao pátio só amanhã à tarde. A única coisa de que eu tenho certeza é o risco que corro até chegar lá", disse Flávio Balzan, que às 13 horas de ontem era o último da fila, então com 20 quilômetros.
A solução, segundo Jeferson Morales, é não tirar o olho do caminhão. "Eu viajo sempre junto com meu pai. Nós colocamos cadeados e tampas no caminhão para impedir a retirada dos grãos. Enquanto um dorme, o outro toma conta da carga."
Mas o fim da fila não significa o fim da espera. Jair Sbabo ficou 15 horas na fila para entrar no pátio de triagem do porto, mas o descarregamento de seu caminhão só foi liberado seis dias depois. "Esta época é muito boa em termos de frete. Eu poderia estar ganhando comissões de outras cargas enquanto fico parado na fila", explica o motorista, que trabalha para uma transportadora. Segundo ele, o dono da carga gastou cerca de R$ 3 mil com o pagamento da estadia no pátio, e a transportadora perdeu em torno de R$ 8 mil, por ficar com o caminhão parado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast