O governo da Suíça vendeu, nesta quarta-feira (08), títulos de sua dívida com vendimento em duas datas: 2025 e 2049. E os papéis que vencem daqui a dez anos têm uma característica peculiar: rendimentos negativos em -0,055%.
Esta é a primeira vez, de acordo com o “Wall Street Jornal”, que um país europeu oferece títulos com vencimento de dez anos a juros negativos. Em outras palavras, o investidor paga à Suíça para emprestar dinheiro ao país.
BC americano se divide sobre elevar juros em junho ou em 2016
A expectativa de aumento nos juros dos EUA tem reflexos no Brasil, principalmente no mercado de câmbio, com o dólar tendendo a subir
Leia a matéria completaMas o negócio pode não ser assim tão ruim para os suíços. Comparado à taxa negativa cobrada pelo governo para os depósitos bancários (-0,75%), os juros de -0,055% pelo menos garantem uma perda um pouco menor a quem investe.
Assim, enquanto os lucros se mantiverem acima das taxas de depósito, os títulos da dívida suíça vão continuar interessantes para os investidores.
Ainda conforme reportagem do jornal americano, o programa de compra de títulos do Banco Central Europeu elevou o preço dos papéis, o que levou a ganhos altos para quem já tinha estes títulos, e preços baixos para quem precisava de empréstimos. Por outro lado, os lucros para novos investidores ficaram bastante reduzidos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast