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Estratégia

Na web, táticas de independentes

Seguindo a máxima de que a "internet é a base da música", o Jota Quest caiu de vez na rede. Se há dez anos eles já tinham site, agora adotam táticas dignas de bandas independentes: além do site, estão no MySpace, Orkut, YouTube, Flickr e Twitter.

O quartel general é o www.jotaquest.com.br. Com nova versão lançada há um mês, traz links para as iniciativas na web e as músicas de todos os CDs para ouvir. Há ainda material exclusivo: os shows são gravados em áudio e postados para streaming. E há vídeos dos ensaios e dicas para tocar as músicas no violão. No ano passado, durante a gravação do último disco, "La Plata", o site também virou um diário de bordo, com textos e vídeos de bastidores. "Postei um, por exemplo, com os teclados que usamos na gravação. As pessoas não costumam saber essas coisas", diz o tecladista Márcio Buzelin, de 38 anos. Já houve também transmissões ao vivo de shows em vídeo, o que o grupo promete repetir.

O Jota Quest também mantém um blog, atualizado pelo vocalista Flausino. "É um diário. Escrevo: ‘Nesta semana a gente foi não sei aonde, aconteceu isso.’ Faço críticas de filmes e músicas do meu jeito." Essas informações reverberam em outros blogs, no MySpace e no Orkut. E essa é a ideia mesmo. O MySpace dos rapazes tem um banner que pode ser colocado em outros perfis do MySpace – tática típica de banda independente.

Outra similaridade com independentes é a interatividade. O Jota Quest adotou como oficial uma comunidade so Orkut, com 250 mil usuários. Na comunidade, eles pedem ajuda. E frequentadores do blog e do Orkut foram convidados a escolher a música de trabalho. Venceu "Vem Andar Comigo".

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