O conceito participativo que o termo "prossumidor" propõe surgiu com a criação da internet 2.0 dos anos 1990, mas apenas recentemente começa a ser abraçado por consumidores no Brasil. Aos poucos, o brasileiro percebe que não precisa ficar vulnerável às decisões das empresas de que é cliente. Isso se reflete em mobilizações pela internet e de grupos de usuários que têm conseguido mudar o direcionamento de companhias sobre produtos e serviços.
Segundo pesquisa recente da consultoria Havas Worldwide, feita em 31 países, 93% dos brasileiros se preocupam em escolher marcas que contribuem para a comunidade. Outros 97% dos consumidores do país acreditam que podem influenciar as decisões das empresas ao repercutir assuntos, especialmente em redes sociais.
O estudo indica que o Brasil tem potencial para uma alavancada no porcentual de prossumidores essa fatia privilegiada da população que conhece seus direitos e busca mobilizar pessoas. Os porcentuais citados são maiores do que as médias internacionais (80% para ambos os casos). "O mercado hoje é muito competitivo e consumidores querem ter um relacionamento", diz Bronson Smithson, vice-presidente de planejamento da Havas para a América Latina.
O consultor em gestão e relacionamento com o cliente Marco Aurélio Morsch, da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), avalia que está crescendo no Brasil o conceito de inovação aberta, que é a participação de pessoas de fora da empresa para sugerir e remodelar produtos. "O produconsumo possibilita que os próprios consumidores interajam na produção do que vão consumir", afirma.
Organização
Um exemplo está na Totvs, empresa desenvolvedora de softwares que mantém uma rede social dedicada apenas a ouvir clientes que buscam melhorias e sugerem produtos. São quase 30 mil membros. Um deles é Waldir Batista de Oliveira, CIO da Berneck, madeireira de Curitiba. Ele participou do grupo inicial de clientes que resolveu se unir. "Pensamos em criar um fórum na internet, mas não só com objetivo de reclamar. Se não, não teríamos apoio do fabricante e entraríamos em descrédito", conta.
Pelo grupo, clientes já conseguiram fazer com que a empresa oferecesse assistência técnica diferenciada para empresas, por exemplo. Hoje, a rede social é o terceiro canal da Totvs com seus clientes os outros são reuniões presenciais e a assistência técnica.
Prossumidor
O termo surgiu em 1980 no livro A Terceira Onda, do futurologista norte-americano Alvin Toffler. A intenção era conceituar um tipo de consumidor que consegue mobilizar pessoas e adiantar tendências de consumo, mesclando funções de produtor e consumidor. A ideia geral é que hoje qualquer consumidor pode ser pró-ativo e é capaz de influenciar empresas de que é cliente.