O livro Marketing Pessoal 100 dicas para valorizar a sua imagem (Editora Record) chega em nova edição após vender 60 mil exemplares. O autor, Sady Bordin, 49 anos, é piloto de avião, administrador de empresas, e mostra, na sua obra, como a autopromoção pode fazer com que pessoas talentosas conquistem posições mais altas.
O piloto virou autor ou o autor virou piloto?
O professor virou escritor que virou piloto. Quando estava lecionando na PUCPR, em 1995, veio a primeira edição de "100 dicas". Em janeiro de 1998 dei início à realização do antigo sonho de me tornar piloto de linha aérea. Larguei tudo para mergulhar de cabeça em minha formação de piloto comercial.
O senhor fala em mudanças na sua obra devido ao novo momento, mais tecnológico. Como a tecnologia influencia no marketing pessoal?
A tecnologia digital pode ser tanto uma poderosa aliada para o sucesso profissional como uma inimiga fatal para a carreira. Uma boa ação vai ser comentada por centenas de pessoas e, eventualmente, irá abrir algumas portas. Já uma ação negativa vai ser vista por milhares de pessoas e fechará muitas portas.
Pessoas competentes conseguem alcançar seus objetivos sem marketing pessoal?
Talento e competência já não são suficientes para assegurar o sucesso profissional. Antigamente a simples obtenção de um diploma de nível superior era garantia de sucesso na vida profissional. Hoje, o profissional tem de ter algum diferencial em sua bagagem para abrir portas.
Pessoas não tão competentes conseguem se sustentar fazendo um bom marketing pessoal?
Infelizmente, sim. Mas convém deixar claro que compensar alguma deficiência na formação profissional não é o objetivo do marketing pessoal. Não dá para compensar a falta do inglês com um Armani.
Das 100 dicas, qual, na sua avaliação, é a principal?
Humildade. Quando você chega num lugar novo e pergunta como as coisas são feitas, as pessoas têm prazer em ajudar e falar tudo o que sabem. Quando você chega impondo sua maneira de fazer, as chances de você vir a ser boicotado são grandes.