Se um produto ou serviço tem a aprovação dos curitibanos, é muito provável que ele seja aceito em todo o país. A ideia que virou clichê no ambiente empresarial e publicitário se sustenta em uma verdade: o consumidor de Curitiba é mais exigente e cauteloso na hora de gastar seu dinheiro. É o que revela uma pesquisa realizada pela consultoria iBRAIN Inteligência de Mercado e Pesquisa Estratégica. O levantamento ouviu 500 pessoas e traça um perfil do consumidor de Curitiba, cuja exigência deu fama de cidade teste à capital.
Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados disseram ter um comportamento de compras mais controlado. Esse cuidado evidencia a exigência dos curitibanos ao adquirir um produto ou serviço mais de 80% dos consumidores no varejo fazem orçamentos e procuram tirar todas as dúvidas antes de comprar. Outros 62% consultam jornais, revistas e publicações especializadas e 56% fazem consultas a familiares e amigos.
Perfis
O levantamento mostra que mais da metade das pessoas ouvidas pelo iBRAIN se diz cautelosa e racional. Por outro lado, um percentual significativo (23,2%) acredita que o comportamento de compra depende da situação. Apenas 12,7% se autodenominam consumidores compulsivos e impulsivos.
Segundo Fábio Tadeu Araújo, sócio da iBRAIN e coordenador da pesquisa, esses perfis de consumidores foram encontrados em todas as classes sociais, com pequena variações em relação às faixas de renda. Os mais ricos, por exemplo, tendem a ser naturalmente mais impulsivos em ambos os casos, quanto maior o preço do produto, mais o nível de exigência dos consumidores. "A diferença está mais no preço dos produtos que os consumidores vão comprar do que no nível de cautela e exigência, que é semelhante entre as faixas de renda", diz.
O perfil exigente dos consumidores, tanto em relação aos produtos como na questão da qualidade do atendimento, deu a Curitiba a fama de cidade teste. Para Murilo Jovtei, diretor da Go4! Consultoria de Negócios, não é à toa que muitas empresas buscam a capital para começar seus negócios.
Internacional
Um levantamento da consultoria mostra que, nos últimos cinco anos, 17 empresas internacionais se instalaram em Curitiba.
Dessas, oito escolheram a capital paranaense para inaugurar sua operação no Brasil. De acordo com o levantamento, mais de 10% das lojas dos shoppings de Curitiba são internacionais. Isso sem contar o recém-inaugurado Pátio Batel, que não fez parte do levantamento, mas vai abrigar 54 operações inéditas em Curitiba e algumas na Região Sul. "As marcas internacionais antecessoras que abriram suas lojas em Curitiba permaneceram aqui. De 2007 para cá, nenhuma delas deixou a cidade", diz Jovtei.