• Carregando...

A bolsa eletrônica norte-americana Nasdaq acertou a compra da operadora de mercados nórdicos OMX por 3,7 bilhões de dólares, em uma operação de expansão internacional após uma série de fusões de bolsas rivais.

A compra, anunciada nesta sexta-feira, acontece depois da tentativa da Nasdaq em adquirir a London Stock Exchange . A bolsa norte-americana teve sua oferta rejeitada pela londrina em fevereiro.

"Essa combinação dá à nossas organizações capacidade para crescer e acelerar o fluxo global de investimentos em ações", disse o presidente-executivo da Nasdaq, Robert Greifeld, que será o presidente-executivo do Nasdaq OMX Group.

A operação une a maior bolsa eletrônica dos Estados Unidos e a dona de bolsas de valores em Estocolmo, Helsinque, Copenhague, Islândia e nos Estados Bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia). O negócio também envolve as operações com tecnologia da OMX, que são responsáveis por um terço do faturamento anual da companhia.

O governo sueco, que detém 6,6 por cento da OMX e tinha colocado a empresa em sua lista de privatizações, informou que vai examinar o acordo antes de decidir sobre sua posição.

A Nasdaq já é a segunda maior bolsa de valores do mundo, atrás da NYSE, com ações negociadas no ano passado valendo 11,8 trilhões de dólares, ante 21,8 trilhões de dólares da NYSE, segundo a Federação Mundial de Bolsas de Valores. A OMX é listada como a 11a maior bolsa do mundo, com 1,3 trilhão de dólares em ações.

As bolsas de valores estão sendo pressionadas a se consolidarem por conta de novas regras de liberalização de mercados financeiros entrando em vigor na Europa este ano e aumento de exigências de investidores para negociações mais baratas e mercados internacionais maiores.

Uma nova ameaça também surgiu na Europa por parte de um grupo de bancos de investimentos que quer criar uma plataforma pan-européia de negociação de ações chamada Project Turquoise.

A NYSE já se fundiu com a Euronext, sediada em Paris, criando a NYSE Euronext, enquanto a Deutsche Boerse está comprando a nova-iorquina International Securities Exchange.

Enquanto isso, a Chicago Mercantile Exchange e a IntercontinentalExchange estão brigando pela CBOT Holdings, dona da Chicago Board of Trade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]