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O brasileiro Anderson Varejão, que joga pelo Cleveland Cavaliers. NBA terá loja de produtos no Brasil | Aaron Josefczyk/Reuters
O brasileiro Anderson Varejão, que joga pelo Cleveland Cavaliers. NBA terá loja de produtos no Brasil| Foto: Aaron Josefczyk/Reuters

A NBA, liga norte-americana de basquete, escolheu o Brasil para lançar o seu segundo portal de vendas de produtos oficiais fora dos EUA, a LojaNBA. O portal foi criado em parceria com a NetShoes, que será a administradora do site.

A escolha do Brasil para ser, após a China, o único outro local no mundo com uma loja oficial da liga, foi feita por causa do grande potencial do mercado brasileiro, de acordo com o vice-presidente da NBA na América Latina, Phillippe Moggio. Ele evitou falar em números, apenas dizendo que as expectativas são "muito boas" e que a NBA está animada com a oportunidade.

Moggio também disse que o número de brasileiros na liga -- são cinco atualmente --, é uma atração a mais para os consumidores daqui, que acabam torcendo pelos times onde eles atuam e cria uma maior identificação com a liga.

A parceria, na visão de Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, é um grande passo para a empresa. "A NBA sempre foi uma meta para a gente. Nós fizemos o patrocínio antes e agora conseguimos lançar a loja", disse.

Sobre o Brasil ter sido o segundo mercado fora dos EUA, ele disse que é algo que traz grande satisfação, indicando que o país está muito à frente de outros mercados globais.

Um dos maiores atrativos da loja, segundo Bueno, serão as facilidades oferecidas, como a personalização de camisetas."90% das camisetas de futebol que vendemos são personalizadas, então isso dá uma medida de quanto esse detalhe é importante", disse.

Segundo ele, a venda de camisetas de basquete deverá crescer 5% com o lançamento da LojaNBA.

Perspectivas

Serão 250 produtos oferecidos inicialmente pela loja, mas a espectativa da Netshoes e da NBA é oferecer mais de mil produtos.

A Netshoes teve um faturamento de R$ 600 milhões em 2011. A expectativa é chegar a R$ 1 bilhão em 2012, de acordo com estimativa baseada nas vendas feitas até maio deste ano.

Questionado sobre o impacto da parceria com a NBA nessa projeção, Bueno preferiu não citar números. "O que sei é que terá um impacto positivo. Nós nunca procuramos estar no topo das empresas varejistas, nosso foco sempre foi oferecer serviços, e vamos fazer isso com cada vez mais qualidade", concluiu.

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