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Necessidades do mercado corporativo dão impulso ao setor de ensino a distância

“Cresceu significativamente a demanda das empresas que buscam oferecer esse benefício. Elas viram que a educação corporativa é importante para o crescimento e a qualificação dos seus colaboradores.” Laila Sol e Silva, gerente de marketing da Dtcom. | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
“Cresceu significativamente a demanda das empresas que buscam oferecer esse benefício. Elas viram que a educação corporativa é importante para o crescimento e a qualificação dos seus colaboradores.” Laila Sol e Silva, gerente de marketing da Dtcom. (Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo)
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Favorecido pelas dimensões continentais do Brasil, o mercado de ensino a distância está em franco crescimento no país. O principal fator responsável pela expansão é a necessidade imediata do setor corporativo em obter qualificação profissional, motivo pelo qual as empresas do segmento estão investindo em novas ferramentas para atender à crescente demanda.

De acordo com os dados mais recentes da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), o número de alunos espalhados pelo território nacional que usaram o sistema em 2009 cresceu 142% em relação ao ano anterior, saltando de 1,07 milhão para quase 2,59 milhões. Nessa mesma base de cálculo, o número de cursos amentou 59%, passando de 1.752 para 2.793.

"A tendência é que os números continuem aumentando. Cada vez mais as pessoas e instituições estão aderindo à educação a distância. Além disso, por exigência do mercado, as empresas precisam qualificar rapidamente a mão de obra. Isso está fazendo com que o crescimento seja tão forte", destaca Roberto de Fino Bentes, coordenador do polo Paraná da ABED e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Novas ferramentas

Diante do cenário positivo e do mercado consumidor potencial, as empresas de ensino a distância desenvolvem novas ferramentas. A Dtcom, líder na transmissão de treinamentos e de comunicação por satélite e internet, investe em tecnologia, estrutura e capital humano para aumentar a oferta de cursos. A empresa, que tem sede em Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba), tem cerca de mil títulos no catálogo.

"Estamos trabalhando para oferecer mais aulas e mais ferramentas. Também vamos aprimorar a transmissão tanto por satélite como por internet. A empresa está investindo para acompanhar a demanda do mercado, que cresce ano a ano", destaca a gerente de marketing da Dtcom, Laila Sol e Silva.

O Grupo Uninter, outra força do setor, já investiu R$ 15 mi­­lhões desde 2003, quando começou sua atuação. E vai destinar mais R$ 5 milhões nos próximos anos para ampliar a oferta de cursos in company e para o lançamento de cursos preparatórios para o Exame Nacional do En­­sino Médio (Enem) e o Ensino de Jovens e Adolescentes (Eja), além de novas opções de graduação e pós-graduação.

"O mercado corporativo está em grande expansão. Vamos lançar muitos cursos direcionados, além de continuar investindo em melhorias e estrutura", diz o gerente de marketing corporativo do Grupo Uninter, Adriano Albano.

Segundo a gerente de marketing da Dtcom, alguns setores em especial, como o automotivo, energia e administração pública, têm contribuído fortemente para essa expansão. "Cresceu significativamente a demanda das empresas que buscam oferecer esse benefício aos colaboradores. Elas viram que a educação corporativa é importante para o crescimento e a qualificação dos seus colaboradores."

A principal novidade da Dtcom para 2001 será incluir cursos de pós-graduação na oferta de serviços, nicho de mercado identificado através de pesquisas. A parceria com o Centro Superior de Ensino de Maringá (Cesumar), credenciado pelo Ministério da Educação, viabilizará a nova ferramenta.

"Em 2009, aplicamos uma pesquisa para avaliar o interesse em cursos de pós-graduação. Ficou constatado que 61% dos alunos estavam aptos e, neste universo, 92% fariam o curso pelo Sistema Dtcom. A plataforma flexível permite que as empresas que têm um ponto ofereçam o serviço. A empresa sempre está preocupada em customizar o serviço e atender à peculiaridade específica de cada setor", afirma Laila.

Universidade Positivo aguarda autorização

No próximo ano, o mercado de ensino a distância vai ga­­nhar um concorrente de peso. Há mais de um ano, a Uni­ver­sidade Positivo (UP), de Curi­tiba, in­­gressou com o pedido de liberação para atuar nessa mo­­da­­lidade, e desde então aguarda a autori­­zação do Ministério da Educa­ção (MEC). A primeira etapa da UP nessa área será a oferta cursos de pós-graduação na área de negócios, numa espécie de "decolagem suave".

"Esses cursos são mais curtos e focados. Após testar adequadamente e adquirir experiência, queremos oferecer graduação também", diz José Pio Martins, reitor da universidade. "Entrar no campo do ensino a distância é como decolar um avião, precisa ganhar altura aos poucos", explica.

Mudança de regras

Essa é a segunda vez que a Universidade pede autorização do MEC para atuar na educação a distância. Na primeira vez, em 2007, a própria instituição decidiu retirar o pedido em razão das mudanças nas regras. "As regras para autorização da educação a distância mudam o tempo todo. Acredito que o governo vai mexer nas normas novamente. Sempre que isso ocorre, quem está com o pedido em andamento precisa se adequar. De qualquer forma, existe o interesse por parte da Universidade Positivo em oferecer o serviço", conclui Pio Martins.

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