A Casa Branca disse neste sábado (6) que negociações com lideranças parlamentares sobre a ajuda ao setor automotivo prosseguiriam neste fim de semana, e os participantes concordaram que Detroit deve ter um plano de viabilidade antes de obter recursos governamentais.
"Nós tivemos discussões muito construtivas, mas não há nada a anunciar ainda. As conversas continuarão no fim de semana", afirmou o porta-voz da Casa Branca Tony Fratto.
Democratas e a Casa Branca chegaram a um acordo na sexta-feira (5) à noite em torno do valor do pacote de ajuda, entre 15 bilhões e 17 bilhões de dólares, e da fonte de financiamento do resgate, afirmaram duas fontes parlamentares.
A questão financeira vinha sendo o principal obstáculo para um acordo de resgate mais amplo nas últimas semanas.
O dinheiro virá de um programa de crédito do Departamento de Energia aprovado em setembro para ajudar montadoras a produzir automóveis mais energeticamente eficientes.
Fratto não quis comentar detalhes das discussões em andamento.
"O mais importante é que agora todos concordam que os produtores automotivos precisam ter um plano crível de viabilidade se vamos considerar assistência dos contribuintes", afirmou.