Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
zona do euro

Negociação entre Grécia e credores continua hoje

Atenas - A Grécia deve realizar hoje um terceiro dia de negociação com a troica de inspetores internacionais em visita ao país em um momento no qual o governo tenta chegar a um acordo com seus credores para a liberação de uma nova e urgentemente necessária tranche de ajuda financeira, afirmou ontem uma fonte no Ministério das Finanças.

As negociações deste sábado terão como tema principal o plano grego de deixar 30 mil servidores públicos em uma espécie de reserva laboral – afastados do serviço e recebendo apenas uma porcentagem do salário – em um momento no qual o país tenta enxugar o setor público enquanto reduz o déficit no orçamento, prosseguiu a fonte. Também serão discutidas reformas sugeridas pelos inspetores no sistema judicial da Grécia, especialmente no que diz respeito a processos empresariais e comerciais.

Os inspetores da troica de credores – integrada pela União Europeia (UE), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Central Europeu (BCE) – pretendem chegar a um acordo com o governo grego até a noite de domingo, antes da reunião de ministros das Finanças europeus em Luxemburgo, em 3 de outubro.

Está em jogo uma parcela de 8 bilhões de euros, de um pacote de 110 bilhões de euros concedido à Grécia no ano passado. Sem a próxima parcela do resgate financeiro, o governo do país deve ficar sem dinheiro em meados de outubro.

Reunião

Líderes dos 17 países que integram a zona do euro se reunirão em 18 de outubro para discutir novas propostas do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, sobre o aperfeiçoamento da governança econômica na união monetária, anunciou ontem um porta-voz. A reunião de cúpula ocorrerá um dia depois do encontro de líderes dos 27 países da União Europeia (UE), disse Jesus Carmona, porta-voz de Herman Van Rompuy.

De acordo com o porta-voz, Van Rompuy ainda trabalha na elaboração das propostas. "As consultas com os governos nacionais estão em andamento", afirmou Carmona.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.