A esmagadora de soja Imcopa, que tem sede em Araucária, fará uma reunião nesta semana com investidores que compraram US$ 100 milhões em títulos da empresa com vencimento no dia 10 deste mês. A empresa quer o consentimento para esticar a validade dos bônus até maio de 2010. O pedido faz parte do processo de reestruturação da dívida de US$ 400 milhões da companhia, que vem ocorrendo desde o primeiro semestre deste ano.
No comunicado aos investidores, a Imcopa diz que está muito perto de fechar um acordo com os bancos credores e, por isso, precisa de mais tempo. A dívida da empresa se tornou um problema após a desvalorização do real, há um ano, que causou perdas financeiras e levou ao descumprimento de cláusulas dos empréstimos.
Parceria renovada
Na semana passada, a Branco, fabricante de equipamentos de energia e de utilitários agrícolas de São José dos Pinhais, anunciou a renovação da parceria com a italiana Efco que fornece tecnologia para a linha de jardinagem. Com o contrato assinado, a Branco vai lançar no fim do ano novos modelos de roçadeiras, cortadores de grama, entre outros produtos.
Esfera de decisão
O intenso trabalho de mobilização da iniciativa privada feito pela Amcham Curitiba ganha mais um reforço nesta semana. Na sexta-feira, começa a funcionar o Comitê Estratégico de Business Affairs, grupo de relacionamento e discussão que contará apenas com presidentes e chairmans de empresas do Paraná e de Santa Catarina.
Com periodicidade mensal, as reuniões do grupo têm o objetivo de promover o desenvolvimento das empresas participantes, por meio de um fórum com viés estratégico. O comitê será comandado por Antonio Luiz Cyrino de Sá, presidente da Britanite.
Vapza no Japão
A paranaense Vapza Alimentos pretende exportar carnes em 2010, motivada pela experiência de fornecer vegetais para os europeus desde 2008. Frango desfiado um dos carros-chefe da marca , carne seca e bucho estão sendo negociados com importadores do Japão, Venezuela e Angola. Os produtos são embalados num sistema que dispensa conservantes e refrigeração.
À distância
A Dtcom, que tem sede em Curitiba, é a nova parceira de conteúdo e tecnologia de transmissão via satélite para a TV Fenabrave. O canal da federação que reúne o varejo de automóveis começa a operar ainda em novembro. Os cursos de capacitação à distância vão treinar os profissionais que atuam nas 5,7 mil concessionárias associadas.
Mais um
Os clientes pediram e a Icab preparou um panetone de frutas para esse Natal, pensando em repetir o sucesso do panetone de chocolate lançado no ano passado.
Projeções
O Conselho Regional de Economia do Paraná reúne associados e convidados amanhã para um debate sobre as perspectivas para a economia em 2010. As áreas de interesse são agronegócio, setor financeiro, indústria e mercado de trabalho. Os debatedores são Sandro Silva, do Dieese, Luiz Antônio Fayet, da Confederação Nacional da Agricultura, Leonardo Deeke Boguszewski, do Paraná Banco, e Gilmar Lourenço, da FAE Centro Universitário. O mediador será Carlos Magno Bittencourt, coordenador do curso de economia da PUC-PR.
Serviço: O evento será na sede do Corecon-PR, à Rua Professora Rosa Saporski, 989, Mercês, às 14 h.
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Mais perto do cliente
Play Sul é o nome do novo núcleo de produção da Play it Again, produtora fonográfica nacional que abriu uma filial em Curitiba para se aproximar dos mercados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No portfólio, a empresa tem trilhas sonoras para propagandas de clientes como Havaianas, Kaiser, Qualy, Sadia, Petrobras, CBN e Grupo Positivo. A expectativa é de que a verba publicitária aumente junto com os números positivos da economia nacional, e a projeção da empresa é de um crescimento anual entre 20% e 30% no faturamento nos próximos anos. Em entrevista ao repórter André Lückman, a diretora comercial Marcela Machado (foto) comentou os novos investimentos.
A Play it Again completou 20 anos e pela primeira vez se expandiu para fora de São Paulo. O que a empresa enxerga no mercado paranaense?
A Play Sul é uma continuação natural de São Paulo, mas essa nova estrutura física em Curitiba traz o cliente para o cotidiano da agência. Com os estúdios descentralizados, podemos fazer não só os grandes trabalhos, mas também os pequenos, e dá para participar mais do dia a dia das agências de publicidade. Podemos atender aquela locução em cima da hora, por exemplo.
E quais as peculiaridades do mercado curitibano?
Participar do processo criativo é uma característica bem forte aqui em Curitiba, o pessoal gosta bastante. Aqui ainda é possível fazer o cliente mergulhar na criação, sentar à mesa de som junto com os profissionais e participar da produção criativa desse trabalho.O faturamento da empresa em 2008 foi positivo (aumento de 28,6%). Como vocês sentiram o impacto da crise no mercado fonográfico brasileiro? O que projetam para essa retomada da economia?
Quem tem estrutura e faz as coisas com competência aproveita o momento para ir para a frente. Como temos uma estrutura grande de funcionários e um casting fixo de maestros, a crise foi um momento que nos permitiu investir mais, apostar mais. E deu resultado positivo. A publicidade sofreu cortes nesse período, mas nós não sentimos. No futuro próximo, os patrocinadores da Copa são os maiores clientes em potencial. Parece que a crise está indo embora, e o bolo publicitário vai crescer.
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