Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Discussões

Negociadores UE-Mercosul progridem pouco e requerem mais debates

Negociadores da União Europeia e do Mercosul disseram nesta sexta-feira terem feito progresso nas discussões comerciais de investimentos em serviços e na resolução de controvérsias, mas acrescentaram que ainda são necessárias mais discussões.

A UE e o Mercosul --que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai-- têm tentado elaborar um acordo de livre comércio que englobaria 750 milhões de pessoas e com valor comercial de 125 bilhões de dólares por ano.

As negociações foram relançadas em 2010, mas questões não resolvidas frustraram as esperanças de se chegar a um acordo até o meio deste ano. Os países envolvidos concordaram em se reunir novamente em novembro, no Uruguai, e em Bruxelas no começo do ano seguinte.

"Os principais negociadores de ambos os lados reafirmaram seu compromisso para levar as negociações adiante, para atingir um acordo de associação compreensivo, balanceado e ambicioso", disseram as delegações em comunicado conjunto, divulgado ao final de cinco dias de negociações em Bruxelas.

O comunicado afirmava ainda que grupos de trabalho haviam feito "progresso considerável nos textos reguladores do acordo bi-regional, notavelmente em áreas de serviços e de solução de disputas".

O desenvolvimento sustentável também foi discutido.

As dificuldades da crise da dívida europeia impediram o progresso nas discussões, junto com questões de longo prazo, como os subsídios agrícolas da União Europeia, segundo autoridades.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.