A HotList, empresa criada em Curitiba há três anos, ficou grande demais para a capital paranaense. Em 2004, a agência pioneira e maior empresa do Brasil no segmento de "links patrocinados" em portais de busca passou a funcionar em São Paulo, onde estavam sediados boa parte de seus clientes. Mais recentemente, inaugurou uma filial em Miami. "A idéia é fazer lá o atendimento aos clientes norte-americanos que têm interesse na América Latina", explica Alexandre Kavinski, sócio e fundador da empresa.
...mas cada vez maior
Na carteira da empresa, estão marcas como Motorola, Fnac, Philips, Petrobrás, ABN Amro, American Airlines e TIM. No total, são cerca de 40 empresas, todas de grande porte, que em 2005 devem garantir um faturamento de R$ 5 milhões. O principal serviço prestado pela HotList é o chamado Search Engine Marketing (SEM), também conhecido como link patrocinado.
Em outras palavras, aquele tipo de propaganda que aparece em sites como o Google e o Yahoo a cada busca que o internauta faz. Se ele digitar "automóveis", por exemplo, vão aparecer em destaque sugestões de sites que vendem carros e que pagaram para aparecer ali. Um dos trabalhos da HotList é justamente pesquisar e recomendar as palavras-chave que podem garantir um maior número de acessos ao site do cliente.
Quem pode mais...
Enquanto os empresários paranaenses continuam mobilizados pela construção da terceira pista no aeroporto Afonso Pena, única saída para aumentar o volume de cargas exportadas via aérea no Paraná, o Ministério das Cidades já liberou recursos para a ampliação em mil metros da pista do Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Com a obra que prevê também o reassentamento de 2,5 mil famílias que moram no entorno do aeroporto será possível dobrar a capacidade de exportação por via aérea no Rio Grande do Sul.



