Entre as empresas com empregados contratados do Paraná, apenas 1,67% são enquadradas na categoria scale-ups, que registram crescimento acima de 20% nos últimos três anos. O índice paranaense é ruim, mas ainda está acima da média nacional, em que menos de 1% das empresas brasileiras – 35 mil – se encaixam no perfil, conforme pesquisa feita pela Endeavor, entidade de apoio ao empreendedorismo, e a Neoway, especializada em big data.
Consideradas de alto impacto pelo nível de geração de emprego e a velocidade de crescimento, as scale-ups são a aposta para a recuperação econômica do país. Uma scale-up gera 100 vezes mais postos de trabalho em um ano do que a média das empresas brasileiras: 31,3 novos contratados contra 0,34. “Ao identificá-las, é possível concentrar esforços para replicar o mesmo ritmo de desenvolvimento em outros empreendimentos e ampliar essa proporção”, explica o gerente de pesquisa e mobilização de Endeavor, João Melhado.
A boa notícia é que as scales-ups estão espalhadas em todo o país e em diversos segmentos produtivos. Essa distribuição facilita a adoção de políticas públicas e redes de apoio amplas, livres das limitações geográficas ou de setorização, para estimular o ambiente de negócios nacional. Reformas tributária, fiscal e trabalhista, além da aproximação da produção de pesquisa científica com o mercado e desburocratização dessas relações são algumas das medidas de maior abrangência que podem contribuir para estimular a geração de empresas de alto impacto.
Cenário local
Apesar de manter o maior número absoluto de scale-ups da Região Sul – 7,23% dessas empresas do país estão por aqui, contra 6,18% do Rio Grande do Sul e 5,7% de Santa Catarina –, o estado ainda tem uma proporção pequena de negócios de alto impacto em comparação com o total de firmas existentes.
Na avaliação do presidente do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Sandro Vieira, o perfil conservador do empreendedor paranaense pode ser um dos freios do ritmo do crescimento das empresas locais. “É preciso ter um posicionamento mais globalizado, que extrapole o intramuros, para crescer exponencialmente. E essa postura estratégica precisa estar presente desde o início do empreendimento”, avalia Vieira.
A visão mais arrojada sobre o negócio é que vai fazer a diferença na hora de enfrentar desafios comuns a toda a concorrência. Carga tributária, falta de infraestrutura, variação do câmbio e burocracia são entraves que afetam todo o mercado. Para Vieira, o posicionamento adequado e a atitude visionária do empreendedor são determinantes para empreendedores conseguirem melhor desempenho. “O momento exige criatividade e arrojo nos negócios”, diz.